No Farnborough International Airshow 2022, a norueguesa Widerøe, comprometida em ser uma das primeiras companhias aéreas do mundo livre de emissões, assinou um memorando de entendimento com a Embraer para que as empresas trabalhem juntas e estabeleçam os requisitos do mundo real para a aviação sustentável, livre de emissões e comercialmente viável.
Trabalhando em conjunto para definir requisitos como infraestrutura, apoio de solo, desempenho da aeronave (alcance, velocidade etc.), capacidade de carga, entre outros, o Grupo Consultivo da família Energia ajudará a acelerar o lançamento no mercado e, em última análise, informará a escolha de qual conceito chegará ao mercado primeiro.
Este acordo baseia-se em trabalhos existentes da Embraer com a Widerøe, como o ‘Projeto Zero’ – uma colaboração com a Rolls-Royce para estudar uma aeronave de 50 assentos com emissão totalmente zero (zero NOx e outros gases de efeito estufa). Este trabalho complementar analisa todos os aspectos do desenvolvimento e operação dos conceitos da Família Energia de 19 a 50 lugares.
“Nós criamos a Widerøe Zero porque precisamos de liberdade para pensar no novo. Existem maneiras enraizadas de fazer as coisas em nossa indústria, mas administrar uma frota de zero emissões será completamente diferente. A abordagem da Embraer em aviação sustentável está alinhada com a nossa e essa colaboração entrará nos detalhes do mundo real, para moldar a tecnologia que tornará os voos de zero emissão uma realidade“, afirma Andreas Kollbye Aks, ex-diretor de estratégia da Widerøe e atual CEO da Widerøe Zero.
Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, disse: “Estamos orgulhosos de nossa parceria com a Widerøe, que se tornou uma voz global poderosa na busca pela aviação sustentável e foi recentemente nomeada ‘Companhia Aérea Ecológica do Ano’ pela Air Transport World. A experiência e o compromisso da Widerøe com a aviação sustentável são incomparáveis. O conhecimento que eles e os próximos membros do grupo vão trazer para o programa será uma base fundamental para o desenvolvimento bem-sucedido da família Energia.”
Informações: Embraer