A empresa aérea de bandeira turca, Turkish Airlines, pretende iniciar voos no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O desejo de operar o voo entre Istambul e a Cidade Maravilhosa foi informado, durante uma reunião em Brasília, pelo Ministro do Exterior da Turquia ao Ministro do Exterior do Brasil, Carlos França.
O Brasil é o principal aliado comercial da Turquia na América do Sul e antes da pandemia do Covid-19 cerca de 100 mil brasileiros viajaram para a nação que está localizada na Europa e na Ásia. Segundo Mevlüt Cavusoglu (Ministro do Exterior da Turquia) a intenção é ultrapassar esse número e chegar na casa dos 150.000 viajantes anuais. “Com o lançamento destes novos voos, com certeza conseguiremos aumentar o número de turistas” afirmou Cavusoglu.
A Turkish Airlines conta atualmente com voos diários para São Paulo, operados pelo Airbus A350-900, com capacidade para 329 passageiros em duas classes.
Recentemente, a companhia turca anunciou uma parceira para compartilhamentos de voos (code-share) no Brasil, a GOL Linhas Aéreas. Quando aprovado pelas autoridades, o acordo permitirá a compra de passagens para todos os destinos domésticos da GOL a partir de São Paulo.
Turkish na América Latina
Com um imenso leque de opções de destinos para todo o mundo, a Turkish Airlines tem presença razoável na América Latina, com voos para Caracas, na Venezuela, Cidade do Panamá, Buenos Aires, na Argentina (via São Paulo), Bogotá, na Colômbia, Cidade do México e São Paulo. O total de voos para a região é em média 36 semanais, representando apenas 0.3% de toda a operação da companhia aérea.