Aconteceu na última sexta-feira (22) o primeiro voo com origem em Portugal que foi abastecido com combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla inglês). A incorporação deste combustível permitiu uma redução de 35% das emissões totais de dióxido de carbono. Realizado pela TAP Air Portugal, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e a Galp, esse foi um grande passo em direção a um futuro mais ecológico. O SAF permite redução de até 80% na pegada carbónica e vai ao encontro da resolução da International Air Transport Association (IATA) de atingir emissões carbono zero até 2050.
O primeiro voo ligou Lisboa e Ponta Delgada, num Airbus 321neo. Anteriormente, já tinha pousado em Portugal um voo da Air France e outro da Transavia que utilizaram estes combustíveis, mas nunca um avião tinha sido abastecido e decolado de terras portuguesas com este combustível.
Nas redes sociais, a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener comentou o fato marcante:
“É um dia histórico em nossa jornada de 77 anos! O primeiro voo da SAF (Combustível Sustentável) decolou hoje, em parceria com a Galp e a ANA. Nosso avião retrô, chamado “Portugal”, fez as honras, com um voo entre Lisboa e Ponta Delgada, nos Açores. Um passo adiante para atender à resolução da IATA de alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050.”
O combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado com a alternativa fóssil. A redução de emissões neste voo foi de 7,1 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.
Esta parceria, formalmente assinada numa cerimónia que contou com a presença da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, está em linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa ‘RefuelEU Aviation’, que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.
Confira abaixo um vídeo da TAP Air Portugal divulgado nas redes sociais sobre o feito histórico:
Informações: TAP Air Portugal.