Na última semana, a Turkish Airlines, transportadora aérea nacional da Turquia, fundada em Maio de 1933, recebeu de uma só vez quatro aeronaves da fabricante europeia Airbus.
Dos quatro bimotores adquiridos pela companhia aérea turca, três faziam parte de encomendas anteriores de empresas aéreas da Rússia, que devido às ações punitivas impostas desde o início da guerra contra a Ucrânia, não foram entregues.
06/07/2022
Na quarta-feira (06), a Turkish Airlines recebeu uma unidade do Airbus A350-900, que no país recebeu a matrícula TC-LGG. Esta aeronave faz parte de uma encomenda original da companhia sediada em Istambul.
07/07/2022
No dia seguinte, a companhia recebeu duas aeronaves, sendo uma delas narrow-body e outra wide-body. O Airbus A321neo, que seria entregue à S7, companhia aérea russa, recebeu a matrícula TC-LUJ, e será operado pela AnadoluJet, subsidiária da Turkish Airlines. Já o jato de grande porte, outro A350-900, recebeu a matrícula TC-LGJ. O mesmo fazia parte de uma encomenda da Aeroflot.
08/07/2022
Na sexta-feira (08), a Turkish recebeu mais uma unidade do Airbus A350, que também voaria pela Aeroflot. Pela companhia turca, o mesmo voará com a matrícula TC-LGI.
As aeronaves Airbus A350, que operariam anteriormente pela Aeroflot e agora estão na Turkish Airlines, contam com as cores primárias da companhia russa, porém com o nome da operadora atual.