siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O Airbus A320 é uma das aeronaves comerciais mais populares da atualidade e também da história da aviação. Com mais de 6.200 entregues (somando o A320ceo com o A320neo), o jato é um grande sucesso da Airbus e todas as unidades em atividade contavam até então com o interior configurado para o transporte de passageiros.
Esse cenário mudou com a entrega do primeiro A320F, versão cargueira do narrowbody. Atualmente com a matrícula D-AAES, o primeiro A320F do mundo começou sua carreira transportando passageiros aqui no Brasil. A aeronave foi entregue à TAM Linhas Aéreas (atual LATAM Brasil) em 2006 com o registro PR-MBB. No ano de 2017, passou a voar na Índia, nas cores da IndiGo e com a matrícula VT-IHM. Repassado para a ST Aerospace Resources, o Airbus foi convertido para cargueiro, passando por adaptações como por exemplo: a adição de uma porta de maiores dimensões para o carregamento e descarregamento de carga e também a remoção dos assentos, além de outras adaptações.
A conversão do D-AAES aconteceu em Cingapura e foi realizada pela Elbe Flugzeugwerke, que é uma joint-venture da Airbus com a ST Engineering. O A320P2F (Passanger-to-Freight) realizou seu primeiro voo como cargueiro em dezembro do ano passado.
Cerca de sete meses depois, o Airbus, que ainda não recebeu sua nova matrícula, foi entregue para a startup indiana Pradhaan Air Express. Ele passa a ser também a primeira aeronave da nova companhia, que planeja iniciar suas operações ainda neste ano e espera receber uma segunda unidade do A320P2F no final do segundo semestre.
“A família Airbus P2F de narrowbody e widebody cargueiros está finalmente completa” comentou Jordi Boto, Chefe Executivo da EFW, após a entrega do Airbus. O A320 cargueiro pode transportar até 21.9 toneladas, com uma autonomia de pouco mais de 3.400km.