Novidade no Caribe: Arajet inicia seus voos regulares; veja a frota atual e os planos futuros da empresa

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Arajet

A última semana foi marcada por estreias e comemorações na Arajet. A mais nova aérea caribenha, baseada na República Dominicana, iniciou suas tão aguardadas operações regulares e agora pretende revolucionar o mercado aéreo no Caribe.

O primeiro voo aconteceu na quinta-feira (15) e decolou às 06:47 (local) do Aeroporto Santo Domingo Las Américas, com destino a Barranquilla, na Colômbia, onde pousou às 07:42 (local). O trajeto foi operado pelo Boeing 737 MAX 8 de matrícula HI-1082 e com nome de batismo “Ojos Indígenas”.

A estreia oficial da empresa veio a acontecer dois dias depois, quando os voos regulares da companhia de fato foram iniciados. No sábado (17), ela pousou novamente em Barranquilla e inaugurou suas ligações para Cali (Colômbia), San Salvador (El Salvador) e para a ilha de St. Maarten, que é conhecida pelo seu aeroporto “colado” na praia de Maho Beach. Ainda durante o final de semana, a aérea ultra low-cost iniciou rotas entre Santo Domingo e Lima, no Peru, e também para a ilha de Aruba.

O CEO, Víctor Pacheco Méndez, comentou que o modelo low-fare adotado pela companhia deve atrair mais turistas para a República Dominicana, além de aumentar a conectividade na região e oferecer a oportunidade dos dominicanos de viajarem com tarifas mais baixas.

Frota Atual

A frota atual da empresa é composta por cinco novos Boeing 737 MAX 8. Veja mais detalhes:

ModeloMatrículaIdadeNome de Batismo
Boeing 737 MAX 8HI10260.6 anosPico Duarte
Boeing 737 MAX 8HI10270.5 anosValle Nuevo
Boeing 737 MAX 8HI10783 anosLos Tres Ojos
Boeing 737 MAX 8HI10813.4 anosJaragua
Boeing 737 MAX 8HI10823.3 anosOjos Indígenas
Fonte: Planespotters.net

A Arajet realizou o arrendamento de oito Boeing 737 MAX 8, dos quais cinco já estão em operação, enquanto aguarda a chegada de seus 35 Boeing 737 MAX 8-200 encomendados. A companhia optou pela variante MAX 8-200, pois ela é a versão de alta densidade da família MAX e é ideal para empresas aéreas low-cost. O primeiro deles está previsto para chegar em 2024.

Destinos

Há poucos dias “no ar”, a Arajet já conta com rotas de Santo Domingo para cinco destinos e vai estrear em mais dois ainda nesta semana. Confira:

Destinos atuais (de/para Santo Domingo):

  • Aruba – 2 vezes na semana
  • Barranquilla – 2 vezes na semana
  • Cali – 2 vezes na semana
  • San Salvador – 2 vezes na semana
  • St. Maarten – 2 vezes na semana
  • Lima – 2 vezes na semana

Próximos destinos:

  • Cidade do México – a partir do dia 22/09
  • Cartagena – a partir do dia 21/09

Breve história e Planos Futuros

Inicialmente criada como Dominican Wings, em 2014, a companhia chegou a realizar operações charters com um Airbus A320 arrendado da Avion Express. Em 2018, o nome foi alterado para Flycana, mas a empresa continuou utilizando o certificado de operador aéreo da Dominican Wings. Em 2020, com o surgimento da companhia aérea Skycana, a Flycana foi forçada a trocar o seu nome para não gerar confusão no mercado e daí surgiu a nova Arajet.

Em março de 2020, a então Arajet surpreendeu ao anunciar a encomenda de 35 unidades do Boeing 737 MAX. A empresa também divulgou seus planos de montar uma forte base de operações no Aeroporto Las Américas, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, visando concorrer diretamente com a Copa Airlines e também com a Viva Colombia.

Agora, já efetivamente em operação, a Arajet pretende seguir sua expansão e transformar o Aeroporto de Santo Domingo efetivamente em um potencial hub de conexões. A companhia tem planos de iniciar voos para Cancun, Curaçao, Monterrey e Guatemala ainda neste ano e já divulgou que tem interesse de voar para o Brasil no futuro.

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *