siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O governo de Gana está avançando na criação de sua empresa aérea nacional e espera lançá-la oficialmente no terceiro trimestre de 2023.
A ideia e necessidade de criar uma nova companhia surgiu pelo fato de o país não possuir uma linha aérea de bandeira já há mais de uma década, quando a Ghana International Airlines deixou de operar em 2010.
O projeto começou a ‘ganhar corpo’ no último ano, já com o setor aéreo mais estabilizado no pós-pandemia e a startup Ashanti Airlines foi selecionada para cooperar com o governo na criação da nova empresa.
Hoje (06) pela manhã, o jornal News Ghana revelou que o plano é lançar a Ghana Airlines no terceiro trimestre de 2023. Sem divulgar maiores detalhes, foi citado também que, de início, a companhia ficaria focada em voos domésticos e posteriormente viria a investir em voos internacionais como para Londres e Nova York.
Ainda de acordo com o noticiário, a Ghana Airlines já obteve sua licença de empresa aérea e agora aguarda o Certificado de Operador Aéreo.
“Chegou a hora de Gana retomar ao mapa da aviação. A nova empresa aérea trará orgulho e esperança aos milhões de ganeses, conforme redescobrimos o nosso slogan: Ghana Airlines – The Pride Of Africa”
Kwaku Ofori Asiamah, ministro do transporte de gana
O aeroporto Accra Kotoka International deverá ser a principal base da Ghana Airlines, que pretende iniciar seus voos internos com o Dash Q400s e posteriormente introduzir o Boeing 787 para os trechos internacionais.