No último dia 17, decolou pela primeira vez o 1º Boeing 787-9 da Mongolian Airlines (MIAT). O Dreamliner foi flagrado pelas lentes do fotógrafo Devin pousando no Aeroporto de Charleston – AFB, após realizar um voo teste pela região. Nota-se que a aeronave está com o novo esquema visual da empresa.
O Boeing, que tem a matrícula JU-1789 e recebeu o nome “Khabul Khaan”, foi o único encomendado pela empresa asiática e ainda não tem data confirmada para ser entregue, isso por conta de problemas que a Boeing vêm enfrentando na certificação do Boeing 787. Outras empresas como a Lufthansa também aguardam ainda sem previsão a entrega de seus Dreamliners.
Os planos da MIAT com o widebody ainda não foram divulgados, mas especula-se que eles sejam colocados nos primeiros voos da empresa para os Estados Unidos. Informações iniciais (ainda não confirmadas) indicam que a aeronave será configurada para 313 passageiros em três classes.
A Mongolian Airlines é uma empresa aérea tradicional da Mongólia, fundada em 1954 e com base no Aeroporto Internacional Buyant-Ukhaa, localizado em Ulaanbaatar, capital do país. Com uma pequena frota de cinco aeronaves, sendo um Boeing 767-300 e quatro Boeing 737-800 (um deles é um Boeing 737 MAX 8 que ainda não entrou em serviço) a companhia opera voos para cidades como Frankfurt, Moscou, Bangkok, Hong Kong e Tokyo.