A aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) confirmou o retorno dos voos com os seus coloridos Airbus A380. Os gigantes devem reestrear na malha da companhia no próximo dia 01 de julho na ligação entre o Aeroporto de Narita, em Tóquio, e Honolulu, no Havaí. De início serão apenas dois voos semanais, enquanto a empresa vai observando a demanda.
A ANA foi a última ‘nova’ empresa aérea a ter introduzido o Airbus de dois pisos e é a que menos tem o modelo em sua frota, apenas três. Desde o início a japonesa deixou claro que o quadrijato seria utilizado em apenas um mercado, o Havaí.
O Airbus decolará de Tóquio as sextas e sábados, voltando ao Japão no dia seguinte, conforme mostra a programação:
- NH184 – Tóquio (20:10) -> Honolulu (08:45) / duração: 07h35 de voo
- NH183 – Honolulu (11:35) -> Tóquio (14:50) +1 / duração: 08h15 de voo
Ao que tudo indica, os três A380 estarão ativos e disponíveis para cumprir a rota, mesmo que a frequência de apenas duas vezes na semana demande somente um deles em operação para ser efetuada. Isso porque os quadrijatos da ANA não ficaram em armazenamento de longo prazo durante a pandemia, como várias outras empresas fizeram. Eles foram designados a realizarem ‘voos panorâmicos’ sem um destino fixo e em 2022 já fizeram 16 desses voos.
A All Nippon Airways concorrerá com outras quatro empresas aéreas no trecho: Hawaiian Airlines, ZIPAir, Japan Airlines e United.
Os gigantes coloridos
Os três A380s da ANA são ‘tartarugas voadoras’, que chamam atenção por onde passam com suas cores vibrantes. O primeiro deles foi o JA381A, que é o ANA Blue e chegou em março de 2019. Dois meses depois foi a vez do JA382A ‘Emerald Green’ e o ‘Sunset Orange’ (JA383A) foi o último do trio a ser integrado à frota da japonesa, em outubro de 2020.
Qual deles você acha mais bonito?