siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O pedido recorde foi anunciado hoje pela Airbus e tem um valor estimado de US$ 37 bilhões. Ao todo foram encomendadas 292 aeronaves da família A320.
As quatro maiores empresas aéreas da China estão buscando expandir suas frotas e escolheram as aeronaves da Airbus para tal questão. Com isso, a fabricante europeia ganha mais uma batalha contra a sua rival Boeing, que também tem forte presença em território chinês. A Airbus ainda fornecerá outros 19 aviões adicionais em contrato de leasing para a China Southern.
A China é um mercado crucial para tanto para Airbus quanto para a Boeing e últimos meses, ambas vinham travando uma disputa para ganhar a encomenda das aéreas chinesas, que já vinham sinalizando o interesse em novas aeronaves para ampliarem suas frotas, acompanhando o crescimento da demanda, e também substituir aeronaves mais antigas.
“Estas novas encomendas demonstram a confiança de nossos clientes na Airbus. É também uma asseguração de nossas empresas aéreas clientes na China da performance, qualidade, eficiência no consumo de combustível e sustentabilidade de nossas aeronaves de corredor único, que são líderes no mercado”
Christian Scherer, chefe comercial e diretor internacional da airbus
Scherer enfatizou a participação de George Xu (CEO da Airbus China), toda equipe da Airbus China e também das equipes vinculadas aos clientes da Airbus nas discussões sobre o negócio. Confira mais detalhes do pedido:
- A China Eastern encomendou 100 Airbus A320neo.
- Ao todo 64 Airbus A320neo foram encomendados pela Air China, que deve começar a receber as aeronaves já no próximo ano.
- Para a Shenzen Airlines, foram outros 32 A320neo previstos para serem entregues entre 2024 e 2026.
- A China Southern, por sua vez, encomendou 96 A320neo, somados às outras 19 aeronaves que serão fornecidas através de um contrato de leasing pela Airbus. As aeronaves devem chegar entre 2024 e 2027.
Todas as quatro aéreas já contam com o A320neo em suas frotas: Air China (46 unidades), China Eastern (71 unidades), China Southern (39 unidades) e Shenzen Airlines (27 unidades)