siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A companhia aérea da Nigéria colocou o Embraer 195-E2 para realizar temporariamente um voo que tem duração de cerca de 6 horas. O trajeto era operado anteriormente pelo Boeing 777-300 da empresa.
Trata-se do voo entre a capital nigeriana Lagos e Joanesburgo (JNB), maior cidade da África do Sul. A rota é praticamente considerada como um voo long-haul e por mais que o E2 tenham uma boa autonomia, é pouco comum vê-lo em voos tão longínquos.
A Air Peace utilizava anteriormente seus dois Boeing 777-300 no trecho até a cidade sul-africana. O motivo da substituição temporária não foi informado, mas suspeita-se que o Triple 7 de matrícula 5N-BWI esteja fora de operação por conta de serviços de manutenção em Kuala Lampur, na Malásia, e o seu “irmão” 5N-BUU está responsável por cumprir trajetos como o Lagos – Dubai. A companhia planejava utilizar no voo para JNB um A320 arrendado, mas o contrato aparentemente sofreu atrasos e a solução foi colocar o moderno Embraer para assumir o trecho, que é operado três vezes na semana com a Air Peace e outras três vezes pela South African Airways.
A primeira operação aconteceu no último dia 8 de junho e foi efetuada pelo 5N-BYG, com duração de 05h58. Atualmente, a Air Peace conta com cinco Embraer 195-E2 em sua frota, todos eles configurados para 124 passageiros em duas classes, sendo 12 na executiva e 112 na econômica.
Esse passa a ser o voo comercial mais longo já operado por um E2. Anteriormente, quem liderava o ranking era a Binter Canarias, com o trecho entre Gran Canaria e Veneza, na Itália.