Ontem (21), foi um dia de despedidas e emoções na Air Chathams, visto que a companhia realizou pela última vez um voo com o histórico Convair 580. A neozelandesa era conhecida por ser a única empresa aérea no mundo a utilizar esse modelo em voos regulares com passageiros, mas já havia deixado de realizar voos comerciais com a aeronave em 2020.
O responsável por finalizar essa era foi o ZK-CIB, decolando de Auckland para Wānaka em seu voo final, após mais de 69 anos de serviços. O destino final do lendário Convair da Air Chathams provavelmente será o Museu Nacional do Transporte, localizado em Wānaka.
“Essa aeronave tem um espaço especial não só na minha vida e na minha carreira na empresa, mas também para a comunidade das Ilhas Chatham”
Craig Emeny, Chefe executivo da air chathams
Antes de decolar para o seu último voo, o ZK-CIB recebeu assinaturas e mensagens de carinho de seus funcionários. A Air Chathams decidiu encerrar suas operações com os seus bem-cuidados Convair 580 porque o custo para atualizar os sistemas navegacionais seria muito alto.
Air Chathams frota e rotas
A frota atual da Air Chathams, de acordo com o site da empresa, é composta por sete aeronaves, sendo um ATR72, três Saab 340, um Fairchild Metroliner III, um Cessna 206 e por fim um histórico DC-3.
A companhia realiza voos regulares entre Auckland e Kāpiti Coast, Whanganui e Whakatāne.