Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Na última sexta-feira (09), a VOEPASS Linhas Aéreas, companhia aérea mais antiga em operação no Brasil, se despediu de outro ATR 72-600.
Com o número de série 1297, o ATR de 6.8 anos de idade recebeu no país a matrícula PR-PDO, e já na companhia ribeirão-pretana, foi batizado como Canário, mesmo nome dado ao ATR 72-600 (PR-PDB) em 2012.
Ao ser entregue à VOEPASS em janeiro de 2020, o mesmo teve sua configuração interna mantida em 70 assentos, a mesma utilizada pela Stobart Air de 2015 a 2019.
Em julho de 2020, a companhia ribeirão-pretana retomou suas operações após o período de suspensão de todas suas rotas por conta da pandemia. Após um mês, durante as obras de reforma da pista principal do Aeroporto de Congonhas, a VOEPASS deu início ao voos para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e a retomada da rota para Ribeirão Preto, no interior paulista.
No período de 05 de agosto até 05 de setembro de 2020, somente a pista auxiliar de Congonhas em funcionamento.
Rota feita até a Europa
O bimotor turboélice partiu por volta de 03:10 de Ribeirão Preto (RAO), cidade no interior de São Paulo onde está localizada a sede da companhia, rumo a Natal (NAT), onde foram feitos todos os trâmites para a saída da aeronave do país.
Após a conclusão todos os processos necessários, no dia 10, o ATR partiu para Espargos (SID), Cabo Verde, onde foi feita uma parada técnica e mais um pernoite. De Espargos, o mesmo seguiu para Lanzarote (ACE), na Espanha, onde fez mais uma escala técnica.
Após deixar a ilha espanhola nesta segunda-feira (12), o turboélice cumpriu um voo direto até a França, pousando no Aeroporto Dinard–Pleurtuit–Saint-Malo (DNR).