siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A LATAM deu um passo importante na substituição do querosene da aviação (QAV). Isso porque a companhia utilizou um “combustível sustentável”, chamado de SAF, em voo operado pela Latam Cargo Chile, do Aeroporto de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte. O objetivo da empresa é neutralizar até 20250 o uso do carbono.
O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2.
Para a operação foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional.
O SAF utilizado pela Latam foi certificado internacionalmente pelos procedimentos ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que garantem a sua sustentabilidade. Foi fornecido pela Air bp, um dos maiores provedores mundiais de combustível de aviação e representa a primeira produção de SAF coprocessado na Espanha, na refinaria de Castellón. Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.
Com informações da Forbes Money