Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Air Lease Corporation começou esta quinta-feira (13) com um anúncio: o acordo firmado com o Grupo LATAM para o arrendamento de cinco unidades do Airbus A321XLR.
A LATAM Airlines espera receber as suas primeiras unidades a partir do ano de 2025. No último mês de julho, a empresa havia anunciado a encomenda de 17 Airbus A321neo, incluindo o XLR, mas não especificou a quantidade exata de cada um dos modelos. O dado se tornou conhecido após o anúncio de hoje.
“Temos o prazer de anunciar este acordo para o arrendamento de cinco novos Airbus A321XLR de longo alcance com a nossa cliente sediada Chile, a LATAM Airlines, e sermos os primeiros a apresentar o XLR à companhia aérea”
Steven Udvar-Házy, Presidente Executivo da Air Lease Corporation
A variante de ultra longo alcance do A321neo é uma das aeronaves mais aguardadas do mercado e também um dos carros chefes do portfólio atual da Airbus. Sem concorrente direto, o A321XLR terá uma autonomia de 8.700 km, capaz de operar rotas como São Paulo – Nova Iorque, Buenos Aires – Miami, Sydney – Tóquio e outros trajetos que atualmente são operados por aeronaves de fuselagem larga. O Airbus também permitirá às empresas explorarem linhas que hoje não são atendidas e talvez não tenham demanda suficiente para uma aeronave de maior porte.
O primeiro voo do A321XLR aconteceu no dia 15 de junho deste ano e agora ele segue uma sequência de voos testes até obter a sua certificação. A aeronave já conquistou quase 500 encomendas por mais de 20 empresas como American Airlines, LATAM, Air Canada, Aer Lingus, Qantas, Cebu Pacific, JetSMART, Middle East Airlines (MEA), que será a lançadora do modelo, e muitas outras. O revolucionário Airbus poderá acomodar até 244 passageiros (em classe única) ou 200 passageiros com um layout de duas classes.