Aeronave mais eficiente emite menos CO2 e volume 50% menor de óxido de nitrogênio e ajudará LATAM em sua meta de reduzir e neutralizar 50% das emissões domésticas até 2030 e ser carbono neutro até 2050
Eco Kits de Viagem foram feitos com materiais mais sustentáveis e ajudarão LATAM em sua meta de eliminar todos os plásticos de uso único até 2023 para ser um grupo zero resíduo para aterros sanitários em 2027
Mais duas entregas reforçam, nesta semana, o contínuo compromisso da LATAM com a sustentabilidade nas frentes de Mudanças Climáticas – com ações para redução e compensação das emissões de CO2 – e de Economia Circular – que busca ressignificar o ciclo do consumo, apostando na transformação e no reaproveitamento das coisas, eliminando itens de uso único, como por exemplo o plástico. São elas: a chegada na frota da LATAM Brasil do seu sétimo Airbus A320neo, o qual emite menos CO2 e 50% menos óxido de nitrogênio, e a ampliação de 2 para 4 do número de rotas internacionais que oferecem aos passageiros os Eco Kits de Viagem feitos com materiais mais sustentáveis.
Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil e responsável pela área de Sustentabilidade, está otimista com o avanço no cumprimento das metas estabelecidas pelo Grupo, pois vê crescer o número de entregas em 2022. “Temos um longo caminho para atingirmos nossos objetivos dentro de uma ousada, porém necessária, estratégia para uma atuação mais sustentável em nosso setor. No entanto, estamos gradativamente e estruturalmente incorporando a sustentabilidade em todas as frentes definidas para nosso negócio, fazendo com que cada vez mais os projetos saiam do papel e aconteçam”, explica.
As duas iniciativas estão totalmente conectadas com a renovada estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, anunciada em 2021. Dentro do pilar de Mudanças Climáticas, o grupo LATAM busca reduzir e neutralizar 50% das suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050. Já no pilar de Economia Circular, a LATAM quer ser um grupo zero resíduo para aterros sanitários até 2027 e, para isso, comprometeu-se a eliminar todos os plásticos de uso único até 2023.
A320neo TORNA FROTA DA LATAM MAIS EFICIENTE
A sétima aeronave Airbus A320neo (matrícula PR-XBI) da LATAM Brasil já está no hangar da companhia localizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A previsão é de que o avião comece a voar em agosto, em um momento de retomada do setor aéreo e de crescente busca por viagens no Brasil.
O A320neo é um modelo equipado com motores mais eficientes, melhorias aerodinâmicas e tecnologias que proporcionam um consumo de combustível 20% menor, menor emissão de CO2, com redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. A aeronave também é equipada com um software que reduz em mais de 60 mil toneladas a emissão anual de C02 ao otimizar a sua trajetória de pouso.
A nova aeronave da LATAM Brasil é uma das 70 unidades da família A320neo encomendadas pelo grupo LATAM à fabricante para modernização e aumento de eficiência da sua frota.
ECO KITS DE VIAGEM AJUDAM LATAM A ELIMINAR PLÁSTICOS DE USO ÚNICO
Os passageiros das rotas Guarulhos–Miami e Santiago–Madri foram os primeiros a experimentar a novidade no serviço de bordo da LATAM desde fevereiro deste ano. Agora, a partir deste mês de julho, os passageiros das rotas Guarulhos-Madri e Santiago-Miami que viajam na cabine Premium Business também já contam a bordo com os novos Eco Kits de Viagem.
Os kits incorporam materiais mais sustentáveis, como escovas de bambu com tampa de cana-de-açúcar e embalagens em papel kraft para reduzir ao máximo o uso de materiais plásticos. Além disso, a arte de artistas sul-americanos foi incorporada ao design, incluindo a obra do brasileiro Hamilton Aguiar. Na classe Economy, os mexedores de plástico para café foram substituídos por mexedores de bambu.
A previsão é de que até outubro deste ano todas as rotas internacionais operadas pela LATAM Brasil tenham os novos Eco Kits de Viagem. Desde 1º de junho, todos os voos internacionais da LATAM também já contam com bolsas reutilizáveis para guardar os itens da classe Premium Business.
Informações: LATAM Brasil.