siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Azul Linhas Aéreas, maior empresa aérea do país, considerando a quantidade de aeronaves, está se despedindo aos poucos dos Embraer 195-E1, a primeira geração do E-Jet, que compõem a sua frota. Agora, a substituição completa dos modelos já tem data marcada para acontecer.
A empresa iniciou suas operações regulares em 2008 e durante cerca de 4 anos voou com uma frota all-Embraer composta pelos E-Jets E190 e E195. Desde sua fundação, o Embraer E1 foi um grande responsável por seu crescimento e ponto chave em sua malha, realizando trajetos domésticos de média distância.
Atualmente, 50 aeronaves E195-E1 estão em atividade na Azul, com unidades configuradas para o transporte de passageiros, comportando até 118 pessoas, e também para o transporte de cargas.
A saída das aeronaves de primeira geração da Embraer fazem parte de um processo de renovação da sua frota, tendo em vista que as aeronaves Embraer E2, que já somam doze unidades, possuem menores custos e gastos. A Azul espera finalizar o ano com treze jatos Embraer 195-E2.
Em um evento realizado para investidores, o chamado Azul Day, a empresa anunciou que os jatos E1 deverão permanecer em atividade até 2025, quando serão totalmente substituídos. Com as aeronaves de nova geração, sua frota será composta por aeronaves Embraer 195-E2, Airbus A320neo, A321neo, A330neo e A350XWB, não deixando para trás o ATR 72-600.