siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Na última segunda-feira (03), a GOL Linhas Aéreas iniciou nesta segunda-feira, dia 3 de julho, as operações em Araçatuba (ARU) com suas aeronaves próprias, os jatos Boeings 737, com capacidade de até 186 passageiros.
O voo inicial, partindo de Congonhas rumo ao aeroporto estadual Dario Guarita, tornou-se uma celebração. A bordo do Boeing 737 MAX, o maior e mais moderno de sua categoria, estavam passageiros oriundos de Araçatuba especialmente para a data, como autoridades e empresários locais: o prefeito e a primeira-dama da cidade, Dilador Borges e Deomerce Damasceno; Laerte Rocha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e Turismo; Arnaldo Vieira Filho, secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Agroindustrial; e Jonathas Magalhães, secretário municipal de Comunicação Social, entre muitos outros.
Como representantes da GOL em São Paulo e na cidade paulista estavam Eduardo Bernardes, vice-presidente de Receitas, Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea, e Matheus Motta, responsável pelo Planejamento de Infraestrutura. Por parte da Aeroportos Paulistas (ASP) compareceram o gerente do aeroporto Dario Guarita, André Silva, e João Paulo Neves, coordenador de Aeroportos.
O Boeing 737 MAX decolou às 12h30 de Congonhas (voo G3 1396) e pousou às 13h30 no aeroporto estadual Dario Guarita (ARU), onde mais autoridades, além da imprensa, o aguardavam. Às 15h50 partiu o voo de volta para São Paulo, G3 1397, aterrissando às 17h05 no aeroporto central da capital paulista. Os mesmos horários vão se repetir daqui em diante, em três frequências semanais: às segundas, quartas e sextas-feiras.
Filho legítimo de Araçatuba, Eduardo Bernardes, vice-presidente de Receitas da GOL, festeja esse novo capítulo da amizade entre a Companhia e a cidade. “Araçatuba é um polo econômico cuja relevância extrapola o Estado e se estende para o País, por isso merece uma aviação comercial à altura, que seja um vetor de expansão e transformação. Entre 2019 e março de 2020, operamos na cidade com nossas aeronaves de grande porte, serviço interrompido devido às restrições trazidas pela pandemia. Nós nos orgulhamos de voltar a atender Araçatuba e região com os jatos Boeing 737, incluindo o moderno e sustentável Boeing 737 MAX. A expectativa é das melhores: queremos, em breve, disponibilizar novas frequências para São Paulo”, diz.
Em pronunciamento a bordo, Eduardo Bernardes agradeceu a presença dos clientes, autoridades e mulheres no voo de cunho especial: “É um prazer tê-los a bordo. Em nome da nossa incrível tripulação, eu gostaria de saudar a todos que estão neste voo, que marca o reinício das operações com avião a jato em Araçatuba. Em nome do prefeito Dilador Borges, quero saudar a todas as autoridades que vieram nos prestigiar. E, em nome da primeira-dama Deomerce Damasceno, saudar a todas as mulheres aqui presentes”. Durante o voo, os passageiros foram brindados com serviço de bordo diferente, composto de salgadinho Cheez-It, chocolate Neugebauer e cerveja Corona Extra.
“A expansão da nossa oferta no mercado doméstico, com aumento das rotas regionais, é parte fundamental do nosso plano de crescimento sustentável, possibilitando a democratização do transporte aéreo – propósito que faz parte do DNA da GOL. Araçatuba é um gigante do interior e sempre esteve nos planos da Companhia a retomada das nossas operações próprias na cidade. Seu grande público já está sendo contemplado com viagens cômodas e rápidas a São Paulo, e a GOL se orgulha por contribuir com o desenvolvimento do noroeste paulista”, comemora Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.
A localização privilegiada de Congonhas, em área central da capital paulista, é um diferencial para aqueles que precisam se deslocar com facilidade e rapidez a outras regiões da metrópole, tanto para compromissos de negócios quanto para lazer. Uma vez em Congonhas, os clientes da GOL ainda têm à disposição conexões ágeis para diversos outros destinos nacionais, como Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Vitória e Goiânia, entre outros.
Para que a volta do Boeing 737 a Araçatuba se tornasse realidade, os investimentos em infraestrutura feitos pela ASP, concessionária do aeroporto, foram essenciais. Dario Lopes, CEO da Aeroportos Paulistas (ASP), diz: “É com grande satisfação que a ASP recebe a retomada das operações da GOL com aeronaves Boeing 737 em Araçatuba, um importante avanço para a conectividade da região com a capital paulista. Para garantir a abertura de opções como esta, a ASP está investindo em ações fundamentais, como é o caso da avaliação do suporte do pavimento da pista, que comprovou a capacidade do Aeroporto Dario Guarita de atender com segurança aeronaves do porte do Boeing. Temos a honra de celebrar essa parceria com a GOL para aprimorar cada vez mais a experiência dos clientes”.
“O araçatubense esperava muito por essa opção de voo. Nossa região cresceu, nossa economia vem se fortalecendo ano a ano, e o fluxo de negócios também. Com isso, aumentou a necessidade de as pessoas irem a São Paulo ou qualquer lugar do País para tratar de negócios ou para o lazer. O turismo é um ponto forte da nossa região, com isso a busca por viagens e hotéis aumentou bastante. É importante lembrar que Araçatuba recebe grandes eventos, entre eles, a ABQM e Expô. A GOL acertou na decisão de trazer o Boeing 737 para operar em nosso aeroporto, tenho certeza de que logo poderá ampliar dias e horários”, comemora Dilador Borges, prefeito de Araçatuba.
“Esse voo é uma importante opção para toda a população de Araçatuba e região, é um voo direto para São Paulo, no qual o empresário pode trabalhar até o meio-dia aqui e ainda fazer uma reunião no fim da tarde em São Paulo. Portanto, a economia do município ganha com isso. Privilegia as viagens também daqueles que pretendem sair de outros pontos do Brasil e da capital, conseguindo chegar a Araçatuba no mesmo dia. É uma facilidade, considerando que a cidade vem se despontando no turismo de negócios e turismo regional. O agronegócio e comércio são fortes na cidade, e com isso, o fluxo de pessoas que precisam ir e vir é grande”, considera Laerte Rocha, secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e Turismo.
*Com informações da GOL