Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde, aboliu nesta quarta-feira (1°) a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em aviões e aeroportos. O uso agora passa a ser facultativo de cada passageiro.
Para a decisão, o colegiado e diretores da agência levaram em consideração dados epidemiológicos que apontaram aumento da cobertura vacinal ao redor do mundo, além da redução no número de registros da doença no setor aéreo.
O uso de máscara nos terminais aeroportuários e nas aeronaves havia deixado de ser obrigatório em agosto de 2022, porém com um novo crescimento de casos de Covid-19, a proteção voltou a ser exigida em novembro do ano passado.
Outras medidas preventivas permanecem, como o desembarque por fileiras, a limpeza das aeronaves e avisos sonoros sobre a importância da vacinação, de acordo com a Anvisa. Na presença de caso suspeitos de Covid-19, as empresas aéreas devem fornecer máscara para o passageiro que apresentar sintomas.
Informações: Anvisa