Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O começo da tarde de hoje (16), no Aeroporto Internacional de Viracopos, foi marcado pelo primeiro pouso do Airbus A350-900 da Azul Linhas Aéreas. A aeronave, que futuramente receberá a matrícula PR-AOY, foi recebida com o tradicional batismo de boas-vindas.
A primeira aterrissagem em território brasileiro do Airbus, que ainda ostenta o registro F-WTAO, aconteceu na última quarta-feira (14) no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, procedente de Tarbes, na França. Após a conclusão dos trâmites alfandegários, o mais novo avião da frota da Azul foi trasladado até o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde está situado o principal hub de operações da empresa. O pouso em solo paulista ocorreu às 13:59 e para celebrar o momento, a aeronave, de nome “50 também é Azul”, foi recebida com batismo.
Ao longo da tarde, um evento de apresentação do A350 aconteceu no hangar da companhia, em Viracopos, e nós fomos lá conferir de perto a novidade. Veja mais fotos abaixo:
Maior Aeronave da História da Azul
Com seus 74m de comprimento e 64m de envergadura, o Airbus A350-900 passa então a ser a maior aeronave a compor a frota da Azul Linhas Aéreas, tirando o Airbus A330-900 (neo) da liderança. A companhia espera receber mais uma aeronave do modelo ainda neste ano e outras duas em 2023.
“Estamos muito felizes em apresentar esta novidade aos nossos Clientes, Tripulantes e parceiros. O Airbus A350 é uma das aeronaves mais modernas existentes, o que vai trazer muito mais conforto para nossos clientes e mais eficiência em termos de consumo de combustível e emissão de CO2, trazendo redução no custo por assento quando comparado às aeronaves A330CEO, que hoje fazem os voos de longo curso da Azul”
John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas
De acordo com John, o A350 faz parte do plano de renovação da frota da companhia e irá substituir os Airbus A330-200 (ceo).
+LEIA TAMBÉM: Confira quais serão as matrículas dos primeiros A350 da Azul Linhas Aéreas
Configuração Interna
O A350XWB da Azul está configurado para 334 passageiros, divididos entre 43 fileiras. São 36 assentos a mais do que o Airbus A330neo da companhia.
Um dos principais diferenciais do A350 é o seu conforto. Os Clientes a bordo apreciarão uma cabine mais silenciosa, mais ampla, além de janelas panorâmicas mais largas e maior espaço nos compartimentos de bagagem. A aeronave é equipada com dois motores turbofan Trent XWB, que garantem 20% menos consumo de combustível por assento, resultando em emissões de CO2 por assento muito inferiores em comparação com o A330CEO, reforçando o compromisso da Azul com a sustentabilidade e em alcançar a neutralidade de carbono até 2045.
Início dos Voos
Nas próximas semanas, a aeronave deve concluir o processo de certificação junto aos órgãos reguladores brasileiros e a previsão do início das operações em voos comerciais do A350 na Azul é mais para o final do ano. Durante a coletiva de imprensa, Abhi Shah (Diretor Vice-Presidente de Receitas da Azul), comentou que, de início, o Airbus será designado em trechos domésticos e posteriormente seria colocado nos trajetos internacionais já existentes, como por exemplo Campinas – Lisboa / Fort Lauderdale ou Orlando. Ele também acrescentou que o A350 abre novas possibilidades de destinos para a companhia.
+LEIA TAMBÉM: Chega ao Brasil o primeiro avião Airbus A350 da Azul
Historico do PR-AOY
O futuro PR-AOY, atual F-WTAO, possui apenas 4.9 anos de operação. Antes de se juntar à Azul Linhas Aéreas, o Airbus voou de 2017 até 2020 na companhia aérea Hong Kong Airlines com a matrícula B-LGC. Posteriormente foi estocado em Tarbes, na França, e agora ganha uma nova vida aqui no Brasil.
One Reply to “Airbus A350 da Azul pousa pela 1ª vez no Aeroporto de Viracopos e é recebido com batismo; veja fotos do evento”