Na manhã da última sexta-feira (20), um voo mais do que especial partiu do Aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto (SP), carregando consigo uma mensagem muito importante, preservar a vida dos maiores e mais importantes polinizadores da Terra.
Em comemoração ao Dia Mundial das Abelhas, estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017, a ONG “Bee or not to be”, com o apoio da agência 6P, planejou e colocou em prática a ação para chamar a atenção das atividades de pulverização aérea, que levam em consideração a localização e as coordenadas de apiários e colmeias na natureza, fazendo com que as abelhas não sejam atingidas e muito menos prejudicadas pelos produtos dispersados pelas aeronaves.
Sendo assim, colocando em execução todo o planejamento, José Paulo Garcia, piloto agrícola há mais de 40 anos, decolou com o Air Tractor AT-402B (PS-JRP), caracterizado como uma grande abelha, com o objetivo de “pulverizar” a cidade de Ribeirão Preto e região, dando ênfase a uma causa que vem se destacando em todo planeta na última década.
O voo, que decolou por volta de 10:10, durou aproximadamente 40 minutos, e teve sua saída e chegada acompanhada por cerca de 50 pessoas, dentre elas produtores de mel, ativistas, professores, imprensa, autoridades, representantes de empresas agrícolas e convidados especiais. Todos foram recebidos com um belo café da manhã, que destacou as principais funções das abelhas na produção de boa parte dos nossos alimentos.
As abelhas, com mais de 25 mil espécies no mundo, são os principais insetos polinizadores da natureza e possuem uma grande participação nas atividades agrícolas mundiais, sendo mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores da biodiversidade.
“Estamos confiantes na repercussão positiva desta iniciativa simbólica em relação a algumas datas: estamos comemorando 10 anos da campanha ‘Sem abelhas, Sem alimentos’; cinco anos da ONG Bee or not to be e também cinco anos do Dia Mundial das Abelhas, instituído em 2018”, afirma Daniel Gonçalves, diretor da Bee or not to bee.
Saiba mais sobre a “Bee or not to be”
A ONG “BEE OR NOT TO BE” elabora e executa projetos, publicações, pesquisas, consultorias, campanhas e eventos relacionados à causa da proteção às abelhas, visando a produção e disseminação de conhecimento especializado, a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o estimulo e suporte à atividade de criação de abelhas (apicultura e meliponicultura), o apoio a lideranças e organizações que investiguem, combatam e divulguem as causas do desaparecimento das abelhas no Brasil e na América Latina.
Para saber mais sobre esta importante organização, clique aqui.
One Reply to “No Dia Mundial das Abelhas, ONG promove voo mais que especial pelos céus de Ribeirão Preto e região”