Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A companhia aérea Air Greenland, baseada na gelada Groenlândia, recentemente colocou o seu único Airbus A330-200 à venda. A aeronave já tem mais de 20 anos de idade e agora busca um novo operador.
Atualmente, a empresa conta com sete Dash Q-200s, que são utilizados em voos pela Groenlândia e também para a Islândia, e um único A330-200, que fica fixo no trecho entre Kangerlussuaq e Copenhagen, na Dinamarca. O Airbus tem matrícula OY-GRN e 24.1 anos de experiência, sendo 20 deles voando na Air Greenland. Ele foi entregue originalmente como OO-SFP para a Sabena em 1998 e no ano de 2002 recebeu sua vibrante cor vermelha, passando a voar em terras ainda mais frias pela Air Greenland.
Agora você deve estar se perguntando: por que ela irá vender a sua única aeronave widebody? O motivo: tem um novo Airbus A330 prestes a ser incorporado pela aérea. Trata-se do OY-GKN, que é um Airbus A330-800 (neo) e já foi avistado nas cores da companhia, em Toulouse, na França. Ele tem nome de batismo “Tuukkaq” e deve ser entregue nos próximos meses, entrando assim no lugar do atual Airbus.
Voltando ao OY-GRN, a venda dele foi anunciada pela empresa britânica Skytech AIC, que listou o A330 disponível para compra a partir de março de 2023. De acordo com o site ch-aviation, esse modelo já tem 12.487 ciclos e mais de 56 mil horas de voo acumuladas.
Mesmo sendo uma aeronave já bastante utilizada e com uma idade não muito atrativa, este A330 pode ser ideal para empresas aéreas iniciantes como por exemplo a Hans Airways do Reino Unido, que escolheu o A330ceo para iniciar as suas operações por conta do valor menor de leasing.
Sem ainda um comprador definido, iremos acompanhar qual será o destino do veterano OY-GRN.