siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
No Brasil, a Polícia Federal é a terceira operadora dos jatos E175, fabricados pela Embraer. A primeira a utilizar a aeronave no país foi a TRIP Linhas Aéreas, companhia aérea regional brasileira fundada em 1997 e que encerrou suas operações em 2013. A mesma operou um total de 9 unidades do jato.
Após a fusão com a Azul Linhas Aéreas, acordo firmado em maio de 2012, quatro dos nove jatos voados anteriormente pela TRIP foram retirados de operação, restando assim somente 5 bimotores ERJ-175 em operação no país.
Na Azul, sua participação não foi longa, com o último Embraer 175 sendo retirado de serviço em dezembro de 2015.
O PP-PJA, fabricado em 2009 e batizado de “Azul dos Pampas”, foi a única aeronave a receber o nome da Azul, enquanto as restantes operaram com as cores e títulos da TRIP.
Na Polícia Federal, a chegada dos dois Embraer ERJ-175, possibilitou o aumento da eficiência no atendimento às demandas da aviação de Segurança Pública Federal, com menores restrições operacionais, maior capacidade de transporte e alcance para deslocamentos diretos a qualquer extremo do Brasil.
O novo equipamento, recém chegado à sua nova casa, está equipado com sua capacidade máxima, configurado internamente para transportar até 82 passageiros, cerca de 40 assentos a mais que nos jatos Embraer ERJ-145.
A Polícia Federal possui dois Embraer 175 em sua frota, PS-DPF e PS-CAV. Eles ficam baseados no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek e são utilizados em missões e no transportes de policiais.
Fotos: Calebe Murilo