A GeminiJets, fabricante de maquetes de aeronaves die-cast, divulgou hoje os seus lançamentos do mês de maio. Essa é a primeira publicação aqui no ONTIME Aviation sobre Collectibles e Maquetes e eu como colecionador pretendo trazer neste espaço comentários sobre modelos específicos e sobre os lançamentos das fabricantes.
Como na maioria dos lançamentos da ‘Gemini’ o que não falta são aeronaves norte-americanas e dessa vez não foi diferente. Dos 18 novos modelos, apenas quatro não são estadunidenses. Na escala 1/400 foram lançados 8 miniaturas e na 1/200 são 10. Confira:
1/400
Dos oito modelos lançados na escala 1/400 apenas o Boeing 747-400F da China Southern Cargo não é norte-americano, o que não deixa de ser um motivo para termos alguns modelos interessantes, como por exemplo o Boeing 727-200 da National Airlines “Sun King livery” ou o A220-300 da Breeze, que haviam sido lançados anteriormente no 1/200. Para mim, o ponto alto desse lançamento seria o KC-135 (Maine ANG) da USAF (primeira foto) com a pintura comemorativa de 75 anos da 101st Air Refueling Wing, que é uma unidade de reabastecimento aéreo da Guarda Nacional Aérea de Bangor, em Maine. Eu particularmente nunca tinha visto esse esquema visual e achei bonito, lembrando um pouco os Maddogs da antiga Reno Air.
1/200
Na escala 1/200 a Gemini ‘repetiu’ dois modelos: o Boeing 77W da American Airlines e o Boeing 737-700 da Southwest Airlines, que vieram também com a versão de flaps estendidos. Aqui eu tenho alguns preferidos, que são os das três primeiras fotos. O Fokker 100 da Alliance é o meu número 1! Ele tem a pintura especial “Southern Cross Minor”, que homenageia o aventureiro Sir Charles Kingsford-Smith. Nascido em 1897, Smith tem uma coleção de feitos históricos, como o primeiro voo transpacífico entre Austrália e Estados Unidos. Ele também cruzou todo o território australiano sem escalas e bateu um recorde realizando o voo entre Austrália e Londres em 10.5 dias.
O Twin Otter da Continental Airlines também é interessante. Eu sou fã desses turboélices e é bem legal ver a Gemini explorando o modelo na escala 1/200, espero que eles continuem lançando e diversificando as empresas aéreas. Por fim, o Boeing 777F da Etihad Cargo também me chamou atenção. Ele pertence a série interativa da Geminijets, que permite abrir e fechar as portas da miniatura.
E aí qual foi o seu preferido ou preferidos desse lançamento? Você também coleciona modelos?