siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Na última segunda-feira (09), o governo do Canadá anunciou que está adquirindo a aeronave F-35 Lightning II de 5ª geração da Lockheed Martin, como resultado da competição Future Fighter Capability Project.
A Royal Canadian Air Force receberá 88 caças furtivos F-35A, uma solução de sustentação adaptada aos requisitos soberanos do Canadá e um programa de treinamento abrangente.
“O Canadá é nosso amigo e um aliado próximo. Sua decisão de adquirir quase 90 jatos ressalta o valor do incrível F-35 Lightning II. O F-35 é o melhor do mundo, oferecendo interoperabilidade inigualável para a América, Canadá e as 15 nações adicionais que selecionaram o caça. ponta da lança para dissuasão. Sua presença avançada continuará a garantir que adversários em potencial escolham a diplomacia ao invés do conflito armado”, disse o tenente-general Mike Schmidt da Força Aérea dos EUA , diretor executivo do programa F-35 Joint Program Escritório.
“Estamos honrados pelo governo do Canadá ter selecionado o F-35 e esperamos continuar nossa parceria com a Royal Canadian Air Force e a indústria de defesa canadense para entregar e manter a aeronave. A seleção do F-35 fortalece o poder aéreo aliado no Canadá , América do Norte e ao redor do mundo”, expressou Bridget Lauderdale, vice-presidente da Lockheed Martin. e gerente geral do programa F-35.
O F-35 fortalece a capacidade operacional do Canadá com seus aliados como uma pedra angular para a interoperabilidade com o NORAD e a OTAN. Como um nó crítico no espaço da missão de segurança do século 21, o F-35 oferece aos pilotos uma vantagem contra qualquer adversário e permite que eles executem sua missão e voltem para casa em segurança.
“Juntamente com nossos parceiros da indústria canadense, estamos honrados por esta seleção e pela manutenção de empregos críticos que continuarão a equipar a força de trabalho canadense com habilidades avançadas. O programa F-35 gera enormes benefícios econômicos para a indústria aeroespacial e de defesa do Canadá , e esperamos um crescimento contínuo”, disse Lorraine Ben , diretora executiva da Lockheed Martin Canada.
Até o momento, o F-35 opera a partir de 27 bases em todo o mundo, com nove nações operando F-35s em seu território. Existem mais de 890 F-35 em serviço hoje, com mais de 1.870 pilotos e 13.500 mantenedores treinados na aeronave.
*Com informações de Lockheed Martin