siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Boeing representará o setor de aviação em uma aliança global, estabelecida conjuntamente pelo Governo dos EUA e pelo Fórum Econômico Mundial para acelerar tecnologias limpas e reduzir as emissões de carbono.
A First Movers Coalition (FMC) foi criada no final de 2021 para alavancar o poder de compra de grandes empresas para acelerar o ritmo da descarbonização de setores industriais, como transporte marítimo, produtos químicos e caminhões. A Boeing, membro fundador da coalizão, servirá como “campeã” do setor de aviação.
Como parte de seu novo papel, a Boeing se compromete a apoiar uma maior comercialização de combustíveis de aviação sustentáveis e o avanço de outras tecnologias de baixo carbono. Ampliar soluções sustentáveis é fundamental para a meta do setor da aviação de emissões líquidas zero até 2050 e para a meta mais ampla de manter as temperaturas globais a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, o chamado “caminho de 1,5 °C”.
“Só podemos manter o caminho climático crítico de 1,5oC se impulsionarmos o mercado de tecnologias disruptivas de carbono zero e torná-las tão competitivas economicamente quanto as soluções intensivas em carbono existentes. Parabenizo a Boeing por seu novo papel no campeonato e estou ansioso para trabalhar juntos para impulsionar a necessidade e acelerar o uso dessas tecnologias emergentes”, disse Nancy Gillis, Chefe da First Movers Coalition.
A Boeing disse que aproveitará as tecnologias atuais e aumentará as parcerias do setor na expansão do fornecimento sustentável de combustível para aviação, ao mesmo tempo em que moldará estratégias para o desenvolvimento de novas soluções.
“Estamos honrados em servir como ‘campeões’ do nosso setor e comprometidos em fazer parceria com membros da FMC e outros na expansão da SAF e na aceleração de tecnologias de baixo carbono para descarbonizar a aviação”, disse Brian Moran, vice-presidente de Políticas e Parcerias Globais de Sustentabilidade da Boeing.
A Boeing recrutou um dos principais especialistas em combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) para trabalhar com as mais de 50 empresas da First Movers Coalition e outros parceiros do setor. Robert Boyd se juntará à Boeing da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), onde liderou os esforços de descarbonização, incluindo o avanço da implantação comercial da SAF e o enfrentamento de desafios políticos, econômicos, de sustentabilidade e logísticos. Boyd também atuou como membro do Grupo de Trabalho de Combustíveis da Organização das Nações Unidas para a Aviação Civil Internacional (ICAO). Além disso, ele atuou por quatro anos no Conselho de Administração da Mesa Redonda sobre Biomateriais Sustentáveis (RSB).
“A Boeing tem sido pioneira em tornar a SAF uma realidade e ter Robert se juntando à nossa equipe é mais uma prova de que estamos 100% comprometidos em trabalhar juntos para cumprir o compromisso de emissões líquidas zero do setor até 2050”, disse Moran.
A nova função da Boeing se baseia nos esforços de sustentabilidade da empresa aeroespacial, que inclui o programa ecoDemonstrator que, em 2018, fez o primeiro voo de avião comercial do mundo usando combustíveis 100% sustentáveis com um 777 Freighter, em colaboração com a FedEx Express.
No ano passado, a Boeing fez uma parceria em todo o setor para descarbonizar o setor aeroespacial, incluindo SkyNRG, Alaska Airlines, Etihad Airways, NASA, Rolls-Royce e United Airlines. A Boeing também está progredindo através de sua joint venture, Wisk, para trazer ao mercado o primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo nos EUA. A fabricante também tem uma experiência significativa com hidrogênio, realizando seis demonstrações tecnológicas nos últimos 15 anos.
Informações: Boeing