siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Azul Linhas Aéreas tem alçado voos para além das fronteiras do país. E essas conquistas não se referem apenas às suas rotas internacionais – incluindo, por exemplo, o recente anúncio de Paris como um novo destino no exterior para seus clientes.
A última conquista da companhia foi tão importante e inédita para o setor de aviação no Brasil que motivou a companhia a organizar um evento de celebração. O encontro foi realizado nesta manhã no hangar de Viracopos, em Campinas (SP), com cerca de 400 pessoas, entre executivos, representantes de todas as áreas da companhia e autoridades, como Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do atual governo, e Tiago Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De longe, estacionadas no hangar, as presenças ilustres da menor e da maior aeronave da Azul, um Cessna Grand Caravan e um A350, já anunciavam o motivo da festa em sua fuselagem. As aeronaves foram adesivadas com mensagens para marcar o momento e, principalmente, para compartilhar com os clientes uma conquista inédita que já é encarada como missão pela companhia: “O céu é Azul em ponto! Ganhe tempo, voe Azul somos a mais pontual do mundo”.
Esse título conquistado pela Azul em 2022, por ter cumprido a pontualidade em 88,93% dos seus voos avaliados ao longo do ano passado, é um reconhecimento atestado pelo relatório anual da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais no setor. Mas não é só especial por isso.
Também é o primeiro da história a ser entregue a uma companhia aérea brasileira. Uma performance que, segundo anunciou na ocasião Jeremy Bowen, CEO da Cirium, deve ser considerada ainda mais impressionante diante de “um ano incrivelmente ativo para as companhias aéreas latino-americanas, com um aumento de 31% no volume de voos em relação a 2021”.
Na cerimônia, para o recebimento dos troféus, todos os tripulantes foram chamados por John Rodgerson ao palco, como forma de agradecimento pela dedicação e qualidade das atividades.
Mais do que uma conquista, um compromisso
Para Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, é motivo de muito orgulho a companhia ter sido reconhecida pela pontualidade, especialmente por contar atualmente com uma malha aérea tão complexa. O executivo se refere, neste caso, principalmente ao trabalho que acompanha de perto: uma equipe de cerca de 250 pessoas do Centro de Controle de Operações (CCO) que, 24 horas todos os dias, rege a orquestra de pousos e decolagens de mais de 900 voos diários, em hubs e mini-hubs (as cidades mais importantes) pelo país e aeronaves dos mais diferentes portes. Mas não é só.
Tkacz reforça que esse título inédito é uma vitória de todos, porque, assim como segurança, a pontualidade é um valor a ser seguido em cada departamento da companhia. “Para sermos pontual, não podemos depender só da Tripulação da cabine da aeronave e da precisão do CCO. Ter essa qualidade como característica é cultural para nós. E sabemos que nosso bom desempenho depende do esforço diário de todos os nossos Tripulantes, de todas as áreas”, resume.
Para John Rodgerson, CEO da Azul, a pontualidade em uma companhia aérea talvez seja o quesito mais impactante para os clientes e o mais importante para quem preza pela excelência no atendimento. “Todos nossos Tripulantes sabem disso e estão orgulhosos, garanto, mas também empenhados em manter esse nosso título de a mais pontual do mundo. Cada um de nós é responsável por essa pontualidade, por isso convocamos ‘guardiões’, um de cada área, para levarem essa conquista – simbolicamente transformada em troféus – para suas bases. Mais do que um gesto, queremos estimular esse nosso compromisso”, explica.
Azul também pode ser uma inspiração para o setor no País. De acordo com Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, em discurso no evento, essa conquista é um orgulho para todo brasileiro. “A Azul é uma empresa simpática, que recebe bem. E ser assim e, ao mesmo tempo, pontual, não é sempre uma tarefa fácil. Parabéns pelo sucesso. Queremos que as nossas ideias e inspirações nesse novo governo passem por parcerias com empresas assim, sólidas, como a Azul”, concluiu.
A premiação
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor de aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.
A companhia aérea é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos depois do horário planejado de chegada, e a Azul tem sido reconhecida nos últimos meses – e isso incluiu os resultados gerais de 2022 no relatório anual da Cirium (The On-Time Performance Awards).
*Com informações da Azul