Na última segunda-feira (06), militares da Força Aérea Brasileira que operarão as aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport), iniciaram os treinamentos para operação do bimotor na UniAzul, Universidade da Azul Linhas Aéreas localizada em Campinas.
Conforme publicado pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior nas redes sociais, pilotos, comissários de bordo e mecânicos deram início ao curso das aeronaves que receberão o designativo KC-30.
Na universidade, os oficiais foram recebidos por John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas, que também esteve presente na abertura dos treinamentos.
Aeronaves A330 MRTT na Força Aérea Brasileira
Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).
A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual.
As aeronaves tem o objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.
Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.