siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Militares e equipamentos de todas as três forças britânicas foram enviados para o país anfitrião da Copa do Mundo de 2022 para apoiar os esforços antiterrorismo do Ministério da Defesa do Qatar durante a competição da FIFA.
Tal planejamento, muito delicado e complexo, foi chamado de Operação Escudo da Copa do Mundo.
A Força Aérea Real (RAF), divisão aérea das forças armadas do Reino Unido, prestou apoio às operações de segurança aérea com o 12° Esquadrão, o Esquadrão de Alerta e Reação Rápida e um Voyager, aeronave de reabastecimento em voo baseada em Brize Norton.
O 12° Esquadrão operou oito aeronaves Typhoon, pertencentes à Base Aérea de Dukhan, ao lado de esquadrões de jatos rápidos da Força Aérea Emiri do Qatar, voando um total de 114 horas operacionais durante o torneio.
Voando da Base Aérea de Al-Udeid, a aeronave Voyager forneceu capacidade de reabastecimento ar-ar para jatos rápidos da RAF e da Força Aérea Emiri do Catar durante suas missões de segurança.
“As Forças Armadas do Reino Unido trabalharam lado a lado com nossos parceiros do Qatar e outras nações nas últimas semanas para garantir que todos possam desfrutar de uma Copa do Mundo segura e protegida. Nosso relacionamento com o Catar foi fortalecido ainda mais através desta implantação, durante a qual aeronaves do nosso esquadrão conjunto de tufãos do Reino Unido e do Catar demonstraram os verdadeiros benefícios de nossa parceria”, anunciou Ben Wallace, Secretário de Defesa.
A Copa do Mundo organizada pelo Estado do Catar foi um grande potencial para levar pessoas de todo o mundo para desfrutar do jogo de futebol.
Para garantir a segurança do Estado e dos espectadores do jogo, o Catar contou também com sua rede de aliados para se reunirem e fornecer a mais alta forma de segurança por meio de sua cooperação de defesa.
A forte e de longa parceria de defesa entre Catar e Reino Unido desempenhou um papel essencial na salvaguarda do Estado e do povo durante os eventos da Copa do Mundo de 2022.
“Juntamente com o apoio da Copa do Mundo, o 12o Esquadrão também participou do ‘Projeto Thariyat’. Em setembro de 2022, 160 funcionários foram enviados da RAF Coningsby por seis meses para apoiar a formação do primeiro esquadrão de Tufãos da Força Aérea Emiri do Catar”, disse Dr. Khalid bin Mohamed Al Attiyah, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro de Estado para Assuntos de Defesa no Qatar.
Contém informações da Força Aérea Real (RAF)