siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Os caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira entraram em serviço nesta segunda-feira (19). As aeronaves foram adquiridas em 2014 e agora farão parte do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
A cerimônia de recepção dos jatos aconteceu às 10h de hoje em Anápolis, cidade situada a 55 km de Goiânia.
O evento teve como intuito demonstrar a capacidade operacional dos Gripen, em atuações como interceptações ar-ar e ar-solo.
A entrada dos caças às operações ocorre após muitos dias de treinamento e adaptações ao novo equipamento.
A cerimônia, que contou com voos de demonstração, foi transmitida ao vivo através do canal da FAB no Youtube, confira:
“O início das atividades operacionais do Gripen pela Força Aérea Brasileira é um dia extremamente importante, não só porque marca o início de uma nova era operacional para a FAB, mas também porque é o resultado de anos de muito trabalho em conjunto com a Força Aérea e com nossos parceiros industriais brasileiros Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech e nossas próprias subsidiárias no Brasil”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
Ao todo foram encomendadas 36 unidades do F-39 Gripen da sueca SAAB no valor de 4.5 bilhões de dólares. O primeiro deles chegou ao Brasil em setembro de 2020.
Há cinco unidades do caça no país, com os registros FAB-4100, 4101, 4102, 4103 e 4104.
O F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo e é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada.
One Reply to “Com cerimônia, caças Gripen entram em operação pela Força Aérea Brasileira”