siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Na última segunda-feira (06), a Turquia sofreu um terremoto de proporções catastróficas, causando destruição e muitas fatalidades. Com isso, vários países de uniram e começaram a enviar ajuda humanitária ao país do Oriente Médio, inclusive o Brasil.
Na última quarta-feira (08), o Ministério de Relações Exteriores brasileiro confirmou o envio do Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (designado KC-30) à Turquia com 6 toneladas de equipamentos para ajudar no resgate às vítimas dos abalos sísmicos, além de 42 pessoas entre Bombeiros, médicos e agentes.
Recém incorporado à frota da FAB, o KC-30 realizou sua primeira missão operacional em outubro de 2022, transportando tropas ao Chile. Desde então, a aeronave tem se mostrado de extrema importância para a Força Aérea em ações estratégicas, como reabastecimento em voo (REVO), transporte aéreo logístico (de cargas e passageiros) e ajuda humanitária.
Atualmente, duas unidades estão em operação pela Força Aérea Brasileira: o FAB2901 e o FAB2902, empregados pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. Ambas aeronaves são provenientes da Azul, que ganhou a licitação e foi responsável pelo repasse à FAB.