No dia 21 de julho de 2022, a primeira aeronave P-8A Poseidon para a Nova Zelândia, em sua pintura da Royal New Zealand Air Force (RNZAF), saiu do hangar de pintura da Boeing.
A Nova Zelândia é uma das oito nações que adquiriram o P-8 como sua nova aeronave de patrulha marítima multimissão.
“A aeronave apresenta o icônico Kiwi roundel, um pássaro nativo da Nova Zelândia. Embora sem voo, o pássaro Kiwi é reconhecível e continuará ‘voando’ como um símbolo no P-8A nas próximas décadas”, disse Sheena Vince Cruz, gerente do programa da região do Boeing P-8 Ásia-Pacífico.
O governo da Nova Zelândia comprou quatro aeronaves de patrulha marítima e reconhecimento Boeing P-8A Poseidon que acabarão por substituir a frota atual de seis aeronaves P-3K2 Orion envelhecidas.
Os P-8As fornecerão recursos avançados para manter a consciência situacional em águas vizinhas sobre e abaixo da superfície do oceano.
O primeiro voo está programado para as próximas semanas, seguido pela instalação dos sistemas de missão. A aeronave está programada para ser entregue ao Ministério da Defesa da Nova Zelândia ainda este ano.
Como uma empresa aeroespacial líder global, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços a aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países.
Como um dos principais exportadores dos EUA, a empresa aproveita os talentos de uma base global de fornecedores para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto na comunidade.