A Royal Canadian Air Force (RCAF), em português Força Aérea Real do Canadá, dará início à substituição de seus jatos Airbus CC-150 Polaris, também conhecidos como A310 MRTT, que compõem sua frota de transporte aéreo de reabastecimento aéreo estratégico.
O contrato para a aquisição e conversão de duas aeronaves Airbus A330-200, fabricadas em 2015, finalizado pelo país, foi concedido à International AirFinance Corporation e está avaliado em US$ 102 milhões, excluindo impostos.
Após a revisão pela empresa britânica, ambos serão modificadas pela Airbus Defence and Space, divisão da Airbus responsável pelo desenvolvimento e fabricação de produtos destinados à aplicação aeroespacial e de defesa, para o padrão MRTT (Multi-Role Tanker Transport).
Desde 1992, as aeronaves CC-150 Polaris e suas tripulações prestam um excelente serviço ao Canadá. O Polaris é a aeronave que fornece a maior parte do reabastecimento ar-ar para a frota de caças da Royal Canadian Air Force, permitindo que a RCAF amplie seu alcance e tempo de operação.
Essa capacidade foi amplamente utilizada em casa e no exterior, inclusive na Operação IMPACT, onde entregou mais de 65 milhões de libras de combustível para aeronaves da coalizão. A frota também cumpre muitas outras funções, incluindo militares e transporte aéreo de carga; transporte estratégico de pessoal do Governo do Canadá; e evacuações médicas.
Após quase 30 anos de serviço excepcional, a RCAF está olhando para o futuro dessa capacidade crucial, avançando para a próxima etapa do projeto Strategic Tanker Transport Capability (STTC).
Este projeto, que é a Iniciativa nº 47 da política de defesa do Canadá, Strong, Secure, Engaged (SSE), substituirá e renovará a capacidade de reabastecimento ar-ar da RCAF para a próxima geração.
O projeto STTC, dentro de seu escopo atualmente aprovado, adquirirá aeronaves suficientes para fornecer à RCAF três linhas contínuas de tarefas para cumprir a política de defesa do Canadá, defender os canadenses, cumprir os compromissos do NORAD e da OTAN do Canadá e permitir que nossas Forças Armadas Canadenses continuam a contribuir para a paz e a estabilidade no exterior através de suas operações.
A aeronave STTC também será equipada para transportar por via aérea um grande número de funcionários da CAF e seus equipamentos em apoio às operações e atividades de treinamento no Canadá, inclusive nas regiões do Ártico do Canadá e em todo o mundo, o que aumentará a capacidade de transporte existente fornecida pelo CC-177 frotas Globemaster e CC-130J Hercules, permitindo a movimentação mais eficiente de pessoal e equipamentos.
E, como uma aeronave multifuncional, a aeronave STTC fornecerá à RCAF maior flexibilidade, permitindo que os planejadores selecionem a aeronave mais apropriada para uma missão de transporte aéreo específica, e aumentará a capacidade da RCAF de responder a requisitos operacionais inesperados, como emergências domésticas ou internacionais ou missões de ajuda humanitária.
O número exato de aeronaves na frota da Strategic Tanker Transport Capability está atualmente previsto para ser de seis aeronaves (incluindo essas duas aeronaves Airbus A330-200).
Essas duas aeronaves comerciais serão posteriormente modificadas pela Airbus Defence and Space para as especificações militares necessárias para servir como aeronaves multifunção dentro da frota STTC, e desempenharão um papel integral no fornecimento de reabastecimento ar-ar, transporte aéreo estratégico, evacuações aeromédicas e transporte estratégico de pessoal do Governo do Canadá, incluindo o transporte do Primeiro Ministro, Governador Geral e outros, nas próximas décadas.
Informações: Departamento de Defesa Nacional / Forças Armadas do Canadá