Em uma solenidade especial na tarde de ontem (10), a Safran, empresa de alta tecnologia que atua nos segmentos de aviação, defesa e espaço, e a AGS, empresa global de logística aeronáutica, assinaram uma carta de intenção para a eletrificação da frota que atende a empresa no Brasil.
“Vamos introduzir o primeiro veículo elétrico imediatamente, mas será o primeiro de muitos. Além de toda a nossa preocupação com a sustentabilidade, na embalagem dos itens transportados, no estande usado na Labace, estamos agora criando rotas 100% elétricas. Não são híbridas apenas”, disse Alexandre Gulla, CEO e fundador da AGS.
Para François Haas, da Safran, o momento é muito importante, pois a empresa tem metas ousadas na redução das emissões. “Temos de chegar a 2030 com redução de 50% e queremos ser neutros em 2050. A pressão sobre a indústria da aviação é grande, por isso precisamos contar com parceiros para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis, de forma que agradeço à AGS a iniciativa e a proatividade”, disse Haas.
O primeiro veículo elétrico escolhido pela AGS para transporte de peças e motores é o furgão 100% elétrico BYD eT3. O modelo, segundo dados do fabricante, evita a emissão de 13,8 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 99 árvores por veículo (considerando 54.000 km rodados/ano).
O veículo tem capacidade de 3.300 litros, é silencioso e possui uma bateria que pode ser carregada em uma hora.
Sobre a AGS
A AGS Logistics iniciou as operações em 1999, na cidade de São Paulo, no Brasil e conta com oito armazéns com moderna infraestrutura para atender negócios em nível global, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Miami, Houston, Atlanta e Milan.
Além de frota e equipamentos próprios e uma equipe especializada com mais de 250 funcionários. Atualmente a empresa se prepara para inaugurar duas novas unidades internacionais, localizadas no Qatar e na França.
O departamento de serviços de transporte de helicópteros da AGS engloba todas as soluções em um só lugar, desde frete aéreo e marítimo, transporte rodoviário, serviço AOG, armazenagem, seguro, guindastes próprios, embalagem e muito mais.
Isso inclui o serviço porta a porta, onde a empresa chega ao seu local e cuida de toda logística, seja um simples componente até uma aeronave de grande porte.