siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Depois de mais de 10 anos de desenvolvimento e alguns meses de atrasos por questões técnicas e meteorológicas, a Missão Artemis 1 da NASA finalmente foi lançada rumo à Lua!
Com 98m de altura, o megacomplexo veicular partiu da plataforma LC-39B do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na madrugada desta quarta-feira (16) às 01h47 local ou 03h47 horário Brasília. Poucos minutos antes do lançamento, a NASA comunicou que haveria um pequeno atraso por conta da substituição do switch de internet, responsável pelo sistema de autodestruição do foguete, que deve ser acionado em caso de algum problema e necessidade de abortar a missão.
A Artemis 1 é uma missão não tripulada e é o primeiro passo do programa da NASA que pretende retornar humanos à Lua. Em 2025, a Agência Aeroespacial quer levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao satélite natural da Terra. Assista ao vídeo abaixo:
Veja mais alguns detalhes da missão:
- Três manequins, dois femininos e um masculino, foram colocados dentro do foguete para estudar os efeitos que a exposição excessiva à radiação pode gerar no organismo humano em uma missão lunar de longa duração.
- A Artemis 1 deve durar cerca de 1 mês e será uma viagem ao redor da Lua. Não terá pouso no satélite natural.
- Tudo dando certo, a agência planeja uma viagem tripulada com a Artemis 2 ao redor da Lua em 2024 e, finalmente, uma missão de pouso com a Artemis 3 em meados de 2025 ou 2026.
- A longo prazo, com o sucesso dessas missões, a Nasa planeja “estabelecer a presença humana na Lua” para facilitar viagens espaciais a destinos mais distantes da Terra, incluindo Marte.
Essa é a primeira missão em um foguete rumo à Lua em 50 anos após a série de missões Apollo, que foram encerradas em 1972.
Informações via Olhar Digital