Voo LA3677 Ribeirão Preto-Guarulhos
Na sexta-feira, 22 de julho de 2022, embarquei no voo LA3677 da LATAM Brasil, que liga Ribeirão Preto, cidade no interior de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, rumo a uma missão muito especial.
Cheguei às 05:45 no Aeroporto Leite Lopes (RAO), em Ribeirão Preto, já com meu check-in feito pelo aplicativo da LATAM, o que facilitou e agilizou meu embarque.
Após passar pela checagem de bagagem e segurança, aguardei por mais alguns minutos o início do embarque do voo.
Às 07:10, pelo portão de número 2, a equipe de solo da companhia deu início ao embarque do LA3677, conferindo os cartões de embarque e documentos de identidade.
No embarque remoto, foi possível acompanhar também o ATR 72 da VOEPASS sendo preparado para seu voo, que também seguia para Guarulhos.
A aeronave da LATAM responsável por cumprir o trecho foi o Airbus A320 de matrícula PR-TQC, que possui cerca de 10 anos de idade.
Já dentro do bimotor, me desloquei até a poltrona 6F, localizada nas primeiras fileiras da aeronave. Este assento possibilita uma bela visão da asa e do motor CFM do A320 de primeira geração.
Após os 139 passageiros entrarem na aeronave e se alocarem em seus respectivos assentos, as portas foram fechadas e os procedimentos de segurança realizados.
Às 07:36 o pushback foi iniciado, com o acionamento dos motores sendo realizado logo em seguida. Após alguns minutos, o táxi até a cabeceira 18 foi iniciado. Até a pista, foram utilizadas as taxiways Bravo (B) e Alpha (A).
A decolagem do Aeroporto Leite Lopes ocorreu às 07:42, apenas 2 minutos depois do horário previsto para a partida. Já fora do solo, antes da aeronave curvar a esquerda cumprindo a saída EVTOB, foi possível apreciar a bela Califórnia Brasileira.
Por volta das 07:54, ainda em subida para 27.000 pés, o serviço de bordo foi iniciado. Neste curto voo, foi servido pela tripulação apenas um copo de água e um biscoito de chocolate.
O Airbus passou pouquíssimo tempo voando a 27.000 pés, menos de 5 minutos. Às 08:00 a descida para Guarulhos foi iniciada, estabilizando primeiramente a 15.000 pés.
Para iniciar os procedimentos finais para pouso no aeroporto mais movimentado do país, a aeronave foi colocada pelo controle São Paulo em sequenciamento.
Após 45 minutos de voo, tocamos a pista 09R do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Às 08:40, já na posição 307, desembarque foi iniciado.
Voo LA3676 Guarulhos-Ribeirão Preto
Na quarta-feira, 27 de julho de 2022, após 5 dias cobrindo a operação do Airbus Beluga com suas inesperadas mudanças, voltei a Guarulhos para embarcar para Ribeirão novamente.
Cheguei ao maior aeroporto do país às 04:20, assim como recomendado pela LATAM em uma mensagem enviada a mim em um aplicativo de mensagens.
Por volta das 05:00, acessei a sala de embarque do aeroporto, que por sua vez estava bem calma devido ao horário. Nos painéis do terminal, o portão de embarque 225 já estava sendo mostrado, o que significava embarque remoto.
Dentro do horário previsto, o embarque foi iniciado pela equipe de solo da companhia. Por se tratar de um voo com menos passageiros, o transporte dos mesmos até o avião foi feito com apenas 1 ônibus.
Na posição 504R, uma posição remota próxima ao terminal 3 do aeroporto, o Airbus A320 de matrícula PR-MHU já nos aguardava.
Mesmo com uma pequena fila para entrar no avião, o processo foi rápido e sem nenhum problema. Me dirigi ao assento 6F, novamente, sendo um dos últimos a entrar no Airbus. O voo contou com somente 59 passageiros, bem tranquilo.
O embarque foi finalizado às 05:50 e as portas fechadas às 05:56. O pushback e acionamento ocorreu após cerca de 4 minutos.
O táxi do voo LA3676 até a cabeceira 09L foi iniciado às 06:04, utilizando as taxiways Juliet (J), Bravo (B) e Golf (G). A decolagem ocorreu às 06:11.
Neste voo, o aplicativo LATAM Play poderia ser utilizado. Além disso, foi possível conectar ao Wi-Fi gratuito da aeronave, que só poderia ser usado para o envio de mensagens.
Cerca de 10 minutos após a decolagem, o curto serviço de bordo foi iniciado, sendo servido apenas o biscoito de chocolate.
Por volta das 06:35, foi possível acompanhas o nascer do Sol, uma das maravilhas de quem voa bem cedo.
O pouso em Ribeirão Preto ocorreu às 06:50 pela cabeceira 18, finalizando o trecho em aproximadamente 40 minutos.
Foi uma experiência bem bacana voando com a LATAM Brasil em voos consideravelmente curtos que ligam o interior ao maior aeroporto do Brasil.
One Reply to “Flight Report operação Beluga: Ribeirão Preto-Guarulhos-Ribeirão Preto com a LATAM”