Como já informado pelo ONTIME, duas cidades brasileiras receberão voos cargueiros não regulares operados pelo Airbus Beluga, aeronave que desempenha um papel fundamental para manter a rede de produção e montagem da fabricante europeia em plena capacidade.
Nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho, o Airbus A300-600ST Beluga, que é uma variação do Airbus A300 criada para realizar o transporte de partes de aeronaves da fabricante, passará pelos aeroportos Pinto Martins (FOR), em Fortaleza e Viracopos (VCP), em Campinas, com uma missão muito importante, transportar o primeiro helicóptero ACH160 do Brasil.
-> Veja também: Primeiro A330 da FAB chega ao Brasil
H160, um novo capítulo na história dos helicópteros Airbus
Disponíveis nas versões H160, destinada ao transporte offshore, transporte comercial de passageiros, serviços médicos de emergência e serviços públicos, e na versão ACH160, para aviação executiva e privada, o inovador helicóptero de médio porte foi projetado e baseado com o objetivo de criar valor agregado para os clientes em termos de desempenho, competitividade econômica, segurança e conforto.
Ele é o mais recente membro da família ACH e o helicóptero tecnologicamente mais avançado de sua classe. O mesmo oferece um volume 20% maior por passageiro, em comparação com os helicópteros de mesma categoria da geração anterior, e janelas 35% maiores do que seus concorrentes, resultando na cabine mais iluminada de sua classe.
Com consumo de combustível reduzido e ruído menos percebido, o H160 é mais limpo e silencioso do que outros de sua classe e permite que os clientes deem um passo em direção à redução de sua pegada ambiental.
Viaje em nossos Flight Reports: ONTIME Flight Report
O H160 conta com um design inovador, oferecendo aos passageiros o mais alto nível de inovação, integrando até 68 patentes diferentes para uma mudança de etapa do cliente. A aeronave foi desenvolvida usando três protótipos e duas plataformas de teste, sendo elas o dinâmico helicóptero zero e o sistema helicóptero zero, garantindo o mais alto nível de maturidade antes da entrada em serviço.
Este helicóptero vem com recursos de segurança aprimorados e define um novo padrão para o conforto dos passageiros. As inovações incluem o conjunto de aviônicos Helionix desenvolvido pela Airbus para reduzir a carga de trabalho do piloto, o Fenestron® inclinado para maior carga útil e uma atitude plana em voo e pás de rotor Blue Edge™ com redução de som para operações mais silenciosas.
Maior segurança nas operações
Simples e intuitivo de operar, recursos inovadores, como verificações pré-voo simplificadas e procedimentos de inicialização automática de dois minutos, tornam o H160 muito fácil de operar. A assistência acumulada do piloto do Helionix reduz a carga de trabalho da tripulação, e o manuseio excepcional do helicóptero e a visibilidade externa contribuem para uma maior consciência situacional, permitindo que os pilotos se concentrem na missão em questão.
A segurança também é aprimorada com a integração do primeiro manual de voo computadorizado de helicópteros (C-RFM), fornecendo à tripulação informações essenciais sobre o desempenho da aeronave de acordo com as condições do dia, os equipamentos opcionais e o perfil de voo desejado.
Confira as últimas notícias da Aviação no Brasil: NOTÍCIAS BRASIL
Os novos modos de automação do H160 também proporcionam conforto adicional aos pilotos, permitindo que eles realizem as operações com maior facilidade. Equipado com o primeiro procedimento de decolagem assistida por heliponto terrestre do mundo, os pilotos experimentarão uma decolagem segura e ideal do heliponto e se beneficiarão de uma carga de trabalho reduzida e do risco de erro humano.
O recurso de pré-alerta de vórtice também aumenta a segurança ao avisar os pilotos quando eles entram em condições de voo que podem levar a um estado de anel de vórtice se eles não tomarem medidas imediatas. O H160 também inclui uma câmera de aleta de cauda, sistema de flutuação de emergência Sea State 6 e janelas que excedem os requisitos de tamanho de saída de emergência Tipo IV da EASA.
Conceito de suporte aprimorado
O H160 conta com serviços conectados, como o FleetKeeper, logcards digitais e Flight Planner, que permitem que os clientes gerenciem suas operações sem problemas.
Publicações técnicas em 3D e ferramentas digitais fáceis de solução de problemas fornecem aos técnicos de manutenção as informações para manter esta aeronave nos mais altos padrões, mesmo longe da base de manutenção.
Os locais dos equipamentos foram otimizados para acessibilidade, enquanto o fácil acesso ao grande deck superior, o acesso ao motor através de um painel de firewall e a fácil remoção das carenagens do motor e da caixa de câmbio principal estão entre as inovações do H160.
Com seu plano de manutenção leve alinhado entre motor e aeronave, o H160 oferece custos operacionais otimizados e um novo padrão de disponibilidade.
Economia nas operações
Com baixo consumo de combustível, custos de manutenção otimizados e velocidade de cruzeiro mais rápida, o H160 abre caminho para a competitividade econômica quando comparado a outros helicópteros de sua classe.
O consumo de combustível é reduzido em 15% em comparação com a classe anterior de motores para as mesmas operações, enquanto os custos de manutenção são reduzidos em quase 15% nas opções “fuselagem por hora” e “serviço por hora”.
Família ACH160
A família Airbus ACH160 é projetada em três versões – Line, Line Lounge e Exclusive – para atender as diferentes necessidades desse exigente mercado, com diferentes níveis de customização e sofisticação inigualável para melhor se adequar ao estilo de vida de cada cliente.
Na linha Line Lounge, uma das três versões de interiores disponíveis, arranjos de assentos que são os principais diferenciais são apresentados: dois bancos ACH com capacidade modular de assentos para quatro, seis ou oito pessoas; ou duas poltronas viradas para a frente com armário central e bancada viradas para trás.
O mesmo é personalizado com uma paleta de cores interna exclusiva, uma combinação de couro liso e perfurado para cabine e assentos do cockpit, inserções de acabamento carbono acetinado nas áreas centrais do teto e apoio de braço de nicho nas janelas, inserção de metal escovado acetinado e carpete de luxo na cabine e no compartimento de carga.
O ACH160 é a versão premium do helicóptero H160 que foi certificado pela EASA em 1º de julho de 2021.