Nesta terça-feira (7), a Azul Linhas Aéreas, companhia aérea brasileira fundada em 2008, anunciou a certificação para uso de celulares a bordo de suas aeronaves ATR 72-600.
Desde a segunda quinzena de maio, passageiros de voos da companhia operados pelos bimotores turboélice já podem utilizar dispositivos eletrônicos em modo avião durante todo o voo, incluindo em procedimentos de decolagem e pouso.
Até então, por motivos regulatórios, o uso de telefones celulares, tablets e outros aparelhos eram proibidos e deviam permanecer desligados durante as fases do voo citadas acima.
A autorização foi emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) após a realização de um teste de interferência eletromagnética na aeronave que aferiu que a frota ATR está apta a operar com os dispositivos eletrônicos ligados. O ensaio foi conduzido em agosto de 2021 em conformidade com normas e padrões internacionais, dando início ao processo de certificação para o uso expandido de PEDs (Personal Eletronic Devices).
Frota de ATRs da Azul
No Brasil, a Azul é a maior operadora do ATR, com uma frota composta por 36 aeronaves. Com o certificado, a companhia torna a experiência de voo de seus clientes ainda melhor, possibilitando o uso de seus aparelhos para consultar informações salvas ou fazer registro da viagem com segurança.
Os turboélices da empresa possuem algumas variações de configurações internas, com unidades podendo transportar 68, 70 e até 72 passageiros. As aeronaves de médio porte são responsáveis pelos voos regionais da Azul.