Segundo segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados na última sexta-feira (03), a LATAM é mais uma vez a companhia aérea líder da aviação comercial brasileira, com uma participação* de 34,5% no mercado doméstico.
No decorrer do mês de abril de 2022, a divisão brasileira do Grupo LATAM, deu sequência ao seu processo de retomada de voos, voltando a operar as rotas Rio de Janeiro/Santos Dumont-Florianópolis e Rio de Janeiro/Galeão-Foz do Iguaçu, e incrementou a malha aérea com mais voos entre as capitais e seus principais centros de conexão, além das cidades-foco dos seus investimentos no país, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília e Fortaleza.
Sendo assim, a LATAM lidera o mercado aéreo brasileiro por três meses consecutivos, desde fevereiro deste ano.
“O turismo de lazer, principalmente para destinos do Nordeste brasileiro, já vinha se recuperando com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e da flexibilização das restrições sanitárias. Recentemente, o turismo de negócios também começou a demandar mais voos. Por isso, ampliamos sequencialmente as operações na Ponte Aérea São Paulo-Rio de Janeiro e demais rotas capazes de conectar mais pessoas para mais destinos em nossos hubs”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
No Brasil, em abril de 2022, a LATAM retomou 97% da sua oferta doméstica de assentos e alcançou uma taxa de ocupação de 78,4%, transportando mais de 2,2 milhões de passageiros em uma média de 503 voos domésticos por dia para 49 destinos no país, cinco destinos a mais em relação ao período antes da pandemia.
Alta temporada de julho de 2022
Preparada para a alta temporada de julho, a LATAM programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais para o período. O aumento das decolagens em relação a junho de 2022 visa atender à crescente demanda por viagens domésticas e internacionais no Brasil em um momento de retomada do turismo de lazer e durante o mês tradicionalmente caracterizado pelas férias escolares no país.
Os principais incrementos no mercado doméstico são nos voos com destino ao Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont); Brasília e Fortaleza. No mercado internacional a partir do Brasil, a companhia ampliará seus voos para Santiago, Buenos Aires, Miami e Orlando.
Além de incrementar a frequência de voos semanais em algumas rotas ao longo do mês de julho, a LATAM também retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como os voos diretos entre Porto Alegre e Lima e Fortaleza-Miami, e dará continuidade às estreias planejadas e mantidas para 2022.
Já em julho, a companhia vai estrear 5 novos destinos no exterior e no Brasil: Roma, Montes Claros, Cascavel, Caxias do Sul e Juiz de Fora. Com essas novas operações, a companhia alcançará as marcas de 54 destinos nacionais e de 20 no exterior em voos a partir do Brasil.
LATAM é a mais pontual do Brasil em 2022
No primeiro trimestre de 2022, a LATAM foi considerada a companhia aérea mais pontual do Brasil, com 91,4% dos voos no horário planejado, de acordo com o ranking de pontualidade medido pela Cirium, empresa especializada em análise de dados da aviação mundial.
Para chegar ao resultado no indicador OTP (On-time Performance), a consultoria Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o programado).