A Lufthansa pretende adquirir uma fatia de 20% de participação na italiana ITA Airways, a sucessora da Alitalia criada no ano passado. No entanto, a aérea alemã não está sozinha na jogada uma vez que a oferta é em conjunto com a MSC, empresa conhecida por oferecer serviços de cruzeiro.
Somadas, a Lufthansa e a MSC têm a intenção de ter 80% de participação na ITA, enquanto o governo italiano ficaria com a outra parcela de 20%. A oferta feita pela dupla Lufthansa-MSC foi realizada na última segunda-feira (23) e de acordo com a Reuters o grupo Air France-KLM, apoiado pela Delta, prepara uma proposta para também adquirir participação na aérea italiana.
A ITA Airways lançou recentemente a venda de ações pelo valor de US $2,4 bilhões para compensar os auxílios estatais e também visando se adequar às exigências da União Europeia para poder negociar a venda de participação da companhia para outras empresas aéreas. A conclusão de venda da ITA deve acontecer até o final de junho, segundo a mídia italiana, que também estima o valor da operadora entre 1 bilhão e 2 bilhões de Euros.