O site Infodefensa divulgou que o Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García, confirmou declarações à imprensa local que continua as negociações iniciadas em 2021 com o Brasil da transferência de doze A-29s da FAB para a Força Aérea Uruguaia.
Essas aeronaves atualmente fazem parte da frota da Força Aérea Brasileira e seriam utilizadas em missões de patrulhamento do espaço aéreo uruguaio. Elas já haviam sido oferecidas anteriormente à Portugal e Ucrânia, mas o negócio não foi fechado. Cada unidade deve sair por 3.5 milhões de dólares e estão sendo negociadas com as células e os motores zerados, visto que esses Super Tucanos são aeronaves de estoque e não fariam falta na frota e nas operações da FAB. O valor também inclui apoio de manutenção e formação.
A aquisição dos doze A-29s permitiria ao Uruguai ampliar e recuperar sua capacidade que foi perdida quando os FMA IA-58A Pucará foram desativados, em 2017. Para o ministro Javier García, esta seria a melhor opção para reforçar a defesa aérea no país.