Órgãos de segurança pública vão realizar uma força-tarefa no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e nos bairros do entorno a partir desta quarta-feira até o dia 15 de janeiro. O objetivo é intensificar as ações de policiamento e de fiscalização no período de fim de ano, no qual há um maior movimento de pessoas e veículos na região do aeroporto.
Batizada de “Operação Força Total”, a força-tarefa reúne Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Guarda Municipal de Campinas, DER (Departamento de Estradas e de Rodagem), EMDEC (que atua em fiscalização de irregularidades no trânsito), CPFL, entre outros órgãos municipais e estaduais de fiscalização.
A concentração dos órgãos para o início das operações está agendada para esta quarta-feira (07/12), às 14h, em frente à Torre de Controle do Aeroporto Internacional de Viracopos.
De acordo com a Polícia Militar, as ações devem acontecer diariamente e têm como objetivo “transmitir a sensação de segurança, paz e tranquilidade pública através de ações ostensivas e preventivas, mediante a redução dos indicadores criminais de roubos, furtos e tráfico de drogas”.
A força-tarefa também deve fiscalizar o trânsito, verificando a condição de carros e motos, além de checar as documentações de veículos. As ações têm o apoio da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, por meio de sua Gerência de Segurança.
Outras operações
No primeiro semestre deste ano, diversos órgãos de segurança pública e a EMDEC, com o apoio da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, realizaram ações nas vias de acesso do aeroporto para coibir o crime e fiscalizar veículos irregulares. Batizadas de “Operação Iter Criminis (Caminho do Crime)”, a força-tarefa ocorreu três vezes e autuou e apreendeu vários veículos com documentações irregulares. Na ocasião, um motorista chegou a ser detido por dirigir embriagado e dezenas de veículos foram multados.
Nas operações Iter Criminis foram fiscalizados veículos e motos nas duas vias de saída do aeroporto. Nessa atividade, os pontos de bloqueio e fiscalização instalados foram comandados pela Polícia Militar (PM) e pela Polícia Militar Rodoviária (PMR), com apoio da EMDEC. Os agentes de segurança pública fiscalizaram documentos dos veículos e dos condutores.
Na avaliação dos órgãos de segurança pública, estas operações ajudam a coibir ações criminosas não só no aeroporto, mas também nas áreas das imediações do complexo aeroportuário.
Informações: Aeroporto de Viracopos