Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre terá a conclusão das obras de expansão em outubro do ano que vem, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira (3) pela Aena, empresa espanhola responsável pela administração do terminal. O projeto começou a ser executado em março deste ano e, atualmente, emprega diretamente 650 pessoas. Contudo, a empresa espanhola estima que o número de trabalhadores atuando na ampliação do aeroporto pode chegar a 1.300. Durante uma coletiva de imprensa e uma visita guiada realizada hoje em Recife, foi detalhado mais informações sobre as obras, que estão previstas para serem concluídas em outubro de 2023.
“O Aeroporto do Recife está vivenciando a maior transformação de sua história. As mudanças estão acontecendo em todos os sistemas aeroportuários, desde a área de check-in, embarque e desembarque, canal de inspeção, taxiways e pista de pouso e decolagem. Queremos proporcionar uma melhor experiência de serviço tanto para as linhas aéreas quanto para nossos passageiros”.
Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil
Ainda de acordo com o executivo, serão cerca de R$ 2 bilhões investidos nos seis aeroportos administrados pela Aena no Nordeste até o final do ano que vem, sendo 60% deste montante destinados às obras do terminal da capital pernambucana que passará a contar com 24 mil m2 em áreas novas.
Andamento das obras
Por volta de 40% das obras previstas para o terminal já foram executadas, sendo a maior parte das intervenções na área externa do aeroporto, como na pista de pouso e decolagem, que tem 3 quilômetros de extensão e terá, ao todo, 2,1 quilômetros requalificados. Confira outras principais mudanças a serem adotadas após as reformas:
- Novas pontes de embarque;
- 24 opções de check-in a mais;
- Pistas recapeadas com novas áreas de escape;
- Pátio com capacidade para receber mais aeronaves;
- 850 novas vagas de estacionamento;
- Melhorias nas estruturas de lojas e banheiros;
- Transformação do antigo posto médico em uma mini unidade hospitalar com salas de consulta, necrotério e saúda de ambulância;
- Píer internacional reversível.
Com as reformas no Aeroporto do Recife, a Aena espera encerrar o ano de 2022 com o número de usuários próximo do seu recorde, que foi de 9 milhões em 2019. A expectativa é que esse número cresça para quase 15 milhões de pessoas.