siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A divisão cargueira da TAP Air Portugal, a TAP Air Cargo, realizou recentemente a primeira operação com seu Airbus A330-200 após a certificação do modelo.
No mês de setembro deste ano, a Agência Europeia de Segurança Aérea concedeu à Avensis Aviation o certificado de tipo suplementar a um programa de conversão do Airbus A330 da versão de passageiros para cargueiro, Classe E, que permite a legalização e entrada em atividade de dois aviões da TAP Air Portugal, que desde há vários meses, aguardam a certificação da autoridade reguladora europeia.
Foi implementado um interior de cargueiro na aeronave, com algumas adaptações para colocação e transporte de carga em segurança. No entanto, não foi instalada uma porta larga para entrada de grandes volumes na fuselagem do Airbus.
Cumprindo o voo TP9730, o Airbus A330-200 de matrícula CS-TON, que é um dos aviões que recebeu a modificação, decolou do Aeroporto de Saragoça, na Espanha, para Toronto, no Canadá, com uma escala em Lisboa. Já certificado, a primeira missão do Airbus aconteceu no último dia 21 de outubro.
+LEIA TAMBÉM: Confira qual é a frota atual da TAP Air Portugal – Outubro 2022
O modelo A330-200 já foi a espinha dorsal dos voos intercontinentais de passageiros da TAP, mas foram gradualmente sendo substituídos pelos modernos A330neo. Hoje, restam três unidades do A330-200 na frota da companhia, sendo dois cargueiros (CS-TON e CS-TOP) e um para passageiros (CS-TOO).
Informações via TAP