siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Airbus abriu um novo capítulo de aviação sustentável na China como um A320neo para a China Eastern Airlines – pela primeira vez alimentada por uma mistura de combustível de cinco por cento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), decolou de seu Centro de Entrega Airbus em Tianjin.
O SAF é um combustível de aviação produzido de forma sustentável, feito de matérias-primas que vão desde gordura, óleo e graxa usadas até resíduos municipais e florestais.
Em comparação com o combustível de jato fóssil, foi demonstrado que o SAF resulta em uma redução de até 80% nas emissões de CO2 em todo o ciclo de vida do SAF. Portanto, é considerado como um facilitador fundamental para contribuir para a descarbonização da aviação.
O combustível sustentável para os voos de entrega na China é produzido localmente a partir de óleo de cozinha usado pela SINOPEC Zhenhai Refining & Chemical Company, um fabricante estatal na China. É o primeiro lote de SAF chinês feito pela única instalação chinesa certificada.
“O primeiro voo de entrega da SAF da Airbus em Tianjin marca um marco histórico para a Airbus e particularmente para nós na China”, disse George XU, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China. “É um grande passo em direção à nossa visão de contribuir para a aviação sustentável como um parceiro confiável de longo prazo na China. Graças ao esforço conjunto e ao consenso sobre sustentabilidade entre nós e nossos parceiros, poderemos oferecer soluções sustentáveis a todos os clientes que recebem entregas de nossas instalações em Tianjin. Daqui para frente, também pretendemos fazer parceria com mais operadores de Airbus na China para voar comercialmente com a SAF para apoiar ainda mais a estratégia de aviação verde na China.”
Atualmente, todas as aeronaves comerciais da Airbus são capazes de voar com uma mistura de até 50% de SAF misturada com querosene e são visadas para ser capazes de 100% de uso de SAF em voo até o final desta década. Desde março de 2021, a Airbus realizou com sucesso voos de teste de 100% SAF em aeronaves A319neo, A350 e A380.