siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O primeiro dos satélites Geoestacionários Eurostar Neo da próxima geração da Airbus está pronto para ser enviado para o Cabo Canaveral para os preparativos de lançamento.
O HOTBIRD 13F inaugurará a era dos satélites Eurostar Neo, enquanto ainda se beneficiará da forte herança da Airbus de 80 satélites da família Eurostar já lançados.
Ele será posicionado a 13 graus a leste junto com seu satélite duplo, HOTBIRD 13G, também construído pela Airbus e que será lançado ainda este ano.
O par Eurostar Neo apresenta maior capacidade de carga útil, sistemas de controle térmico e de energia mais eficientes do que a geração anterior e substituirá três satélites Eutelsat atualmente em órbita neste local.
“A Eutelsat tem sido um parceiro valioso para muitas estreias de satélites da Airbus, desde pioneiras na geração anterior do Eurostar E3000, até o aumento de órbita elétrica ou a primeira carga útil totalmente flexível – e agora com nosso primeiro Eurostar Neos. Esta nova plataforma foi desenvolvida graças ao apoio da ESA, mostrando o poder das parcerias entre indústria, agências e atores comerciais na Europa”, disse Francois Gaullier, Chefe de Telecomunicações e Sistemas de Navegação da Airbus.
Os satélites HOTBIRD 13F e 13G terão mais de duas toneladas de carga útil, potência de nave espacial de 22 kW e, no entanto, uma massa de lançamento de apenas 4.500 kg, graças ao Electric Orbit Raising.
Eles melhorarão a capacidade da Eutelsat de atender seus 135 milhões de clientes em toda a Europa, Norte da África e Oriente Médio.
A plataforma Eurostar Neo da Airbus foi desenvolvida no âmbito dos Projetos de Parceria da Agência Espacial Europeia (ESA), juntamente com a agência espacial francesa CNES, e fortemente apoiada pela Agência Espacial do Reino Unido e outras agências em toda a Europa.
Os satélites de telecomunicações geoestacionárias da Airbus registraram mais de mil anos de operação bem-sucedida acumulada e estão em serviço ou sendo construídos para todos os principais operadores de satélites geoestacionários do mundo.
Informações: Airbus