siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Airbus anunciou o comissionamento da primeira aeronave A321 a ser montada em sua Linha de Montagem Final Ásia (FAL Tianjin) em Tianjin, China. O avanço expande e aprofunda a colaboração com a indústria de aviação da China e demonstra o compromisso da Airbus em aprimorar sua parceria estratégica de longo prazo com a China.
O FAL em Tianjin iniciou oficialmente o trabalho de adaptação para se tornar o A321 em agosto de 2022. É a primeira grande atualização da linha de montagem desde o início das operações em 2008. A primeira aeronave A321 da FAL Tianjin está programada para entrega no início de 2023.
“Desde que anunciamos nossos planos de expandir a capacidade de produção do FAL Tianjin para o A321 em novembro passado, estou orgulhoso de que a equipe da Airbus Tianjin tenha concluído com sucesso o trabalho de adaptação relevante dentro do cronograma, trabalhando em estreita colaboração com especialistas europeus e nossos fornecedores para superar o impacto da pandemia”, disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China. “O comissionamento da primeira aeronave A321 reforça o compromisso da Airbus com a China, marcando um novo marco na cooperação industrial com nossos parceiros chineses.”
A Airbus tem quatro instalações de montagem da Família A320 em todo o mundo: Toulouse, França; Hamburgo, Alemanha; Tianjin, China; e Mobile, Estados Unidos. Até o final de 2022, todos os locais de montagem de aeronaves comerciais terão capacidade para A321, como parte da estratégia industrial para reduzir o risco do ramp up e atender à crescente participação da produção de A321.
Inaugurada em 2008, a FAL Tianjin foi a primeira linha de montagem de aeronaves comerciais da Airbus fora da Europa. No mesmo ano, as primeiras seções de aeronaves chegaram ao local. Desde sua primeira entrega do A320 em 2009, a FAL Tianjin entregou mais de 600 aeronaves em seus 14 anos de operação. Tornou-se um modelo de cooperação sino-europeia bem sucedida.
O A321neo é o membro de fuselagem mais longa da família A320 de corredor único mais vendida da Airbus, acomodando até 244 passageiros em um arranjo de maior densidade, com um alcance mais longo atingindo 4.700 nm/8.700 km. Apresentando a cabine de corredor único, a Família A320neo oferece uma redução de 20% no consumo de combustível e CO2, bem como uma redução de ruído de 50% em relação às aeronaves da geração anterior, graças à incorporação das mais recentes tecnologias, incluindo motores de nova geração e Sharklets. Até o final de setembro de 2022, a Família A320neo recebeu mais de 8.500 pedidos firmes de mais de 130 clientes em todo o mundo.