siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Boeing suspendeu ontem (30) os voos testes do Boeing 777-9X, que é uma das suas maiores apostas de seu portfólio atual.
As operações foram pausadas por conta de problemas encontrados no motor GE9X, que equipa a aeronave. Tanto a Boeing quanto a General Electric (GE), que é a fabricante do motor, confirmaram a suspensão temporária dos voos testes do Boeing 777-9X.
Em uma nota enviada ao site Flight Global, a GE informou que está “revisando uma falha técnica que ocorreu durante os testes de engenharia pós-certificação do GE9X” e que está “coordenando estreitamente com a Boeing”.
Sem especificar muito o problema do GE9X, a fabricante disse que o motor sofreu problemas relacionados à temperatura, que foram notados durante uma inspeção com boroscópio. Posteriormente, foi solicitado à Boeing o envio do motor para uma análise com mais detalhes. A questão foi identificada no Boeing 777-9X de matrícula N779XW, o primeiro fabricado pela Boeing. O motor deste avião em específico, realizou 1.700 horas de voo e 2.600 ciclos.
O programa de certificação do Boeing 777X vem sofrendo sucessivos atrasos e agora a Boeing espera iniciar as entregas do modelo somente em 2025, dois anos mais tarde do que o previsto inicialmente.