Retrospectiva 2022 – Principais acontecimentos entre outubro e dezembro

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Dando continuidade a nossa retrospectiva dos principais acontecimentos no setor aéreo em 2022, confira os destaques entre os meses de outubro e dezembro:

OUTUBRO

Itápolis Airshow 2022 é realizado

No dia 1º de outubro de 2022, ocorreu mais uma edição do Itápolis Airshow, evento organizado pelo o Aeroclube de Itápolis junto à EJ Escola de Aeronáutica. Diversas atrações se apresentaram ao longo do dia, começando com a Esquadrilha ACI às 09:00 e encerrando com a Esquadrilha EJ às 17:50.

Sideral recebe seu primeiro Boeing 737-800

A Sideral Linhas Aéreas recebeu no dia 08 de outubro o seu primeiro Boeing 737-800. A aeronave ainda com a matrícula N245GE partiu da cidade de Paramaribo, no Suriname, às 04:00, e pousou às 08:10 no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Operado pela Sideral, modelo é o primeiro da série NG e faz parte do ousado plano de atualização e inovação de sua frota.

Aeroporto da ilha de Fernando de Noronha fica impedido de receber voos com aeronaves a jato

No dia 12 de outubro, o Aeroporto da ilha de Fernando de Noronha ficou impedido de receber voos com aeronaves a jato. A medida afetou os voos diários para a ilha da Azul Linhas Aéreas e da GOL Linhas Aéreas, visto que todos eles são efetuados por aeronaves a jato.

Azul anuncia novo presidente

Abhi Shah, que anteriormente atuava como VP de receitas, passou a assumir o papel da liderança operacional da Azul como presidente. Já John Rodgerson, que anteriormente tinha o cargo de CEO e presidente, passou a assumir somente no cargo de CEO, uma divisão muito comum ao redor do mundo, principalmente em empresas aéreas.

VOEPASS pousa pela primeira vez em Fernando de Noronha

Em 19 de outubro, a VOEPASS realizou uma operação pontual em Fernando de Noronha, em parceria com a GOL. O voo operado pelo ATR 72-600 foi efetuado para atender os clientes com bilhetes para o trecho Noronha – Recife que ainda haviam permanecido na ilha.

NOVEMBRO

Novo Antonov An-225 sendo desenvolvido

Foto: Oleg Belyakov via Wikimedia

A fabricante Antonov revelou que está produzindo um novo An-225, maior aeronave do planeta que foi bastante danificada no início do conflito na Ucrânia. A afirmação veio do CEO da Antonov, Eugene Gavrylov, que também comentou que o avião vem sendo montado com partes de uma segunda estrutura do grande jato que não chegou a ser concluída, além de peças do primeiro avião, que foi bastante danificado, e também de outros componentes novos.

Mais Airbus A330neo para a Azul

No dia 16 de novembro, a Azul Linhas Aéreas anunciou a encomenda de mais unidades do Airbus A330-900neo. Em um comunicado divulgado pela Airbus, a aérea brasileira confirmou o pedido firme de mais três jatos A330neo, ampliando assim para oito aviões sua frota da nova geração do Airbus A330.

GOL volta a operar em Córdoba

A GOL Linhas Aéreas retomou suas operações no Aeroporto Internacional de Córdoba, na Argentina. No mesmo mês, a companhia brasileira voltou a ter ligações diretas para o aeroporto argentino partindo de Guarulhos e Rio de Janeiro.

Uso de máscaras em aeroportos e aeronaves volta a ser obrigatório

No dia 25 de novembro, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em aeroportos e aeronaves. A medida, que entrou em vigor visou conter o novo avanço de contaminações durante a pandemia. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução que alterou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 456/2020, que tornou o uso de máscara em aeroportos e aeronaves obrigatório.

DEZEMBRO

Boeing 747 da National pousa em São Luís

Foto: Chr01102

No dia 03 de dezembro, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, capital do Maranhão, recebeu a operação inédita do Boeing 747-400BCF, de matrícula N936CA da empresa norte-americana National Airlines, que transportou um foguete da empresa Innospace, que será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Último Boeing 747 da história deixa a linha de produção

Na noite do dia 06 de dezembro, a Boeing divulgou fotos do último Boeing 747 da história deixando a linha de produção. Este exemplar é o de número 1.574 a ser produzido (considerando todas as variantes) e será entregue à Atlas Air no mês de janeiro, encerrando assim a produção do quadrimotor e marcando 52 anos desde sua primeira entrega.

VOEPASS recebe autorização para operar voos regulares em Fernando de Noronha

A VOEPASS Linhas Aéreas recebeu em 14 de dezembro a autorização formal para operar voos com destino a Fernando de Noronha. A malha proposta contempla duas operações diárias ligando a ilha com a cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Azul realiza o primeiro voo com o A350 no dia de seu aniversário

Na manhã do dia 15, a Azul Linhas Aéreas deu início às suas operações regulares com o Airbus A350-900, a maior aeronave da frota atual da companhia. No mesmo dia, a empresa comemorou o seu 14° aniversário. O voo de estreia decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos e pousou no Aeroporto Internacional de Orlando.


Encerramos aqui a nossa viagem por 2022. E aí qual foi o seu momento preferido?

Desejamos a vocês, nossos leitores, um excelente novo ano! Obrigado por nos acompanharem 🙂

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *