Pousou hoje (27) às 10:24 no Aeroporto Internacional de Viracopos o Antonov AN-12 de matrícula UR-CKM da empresa aérea ucraniana Cavok Air. A aeronave chegou procedente de Recife e decolou às 12:31 de volta para a capital pernambucana, de onde amanhã parte para a Ilha do Sal.
De acordo com o site PlaneLogger, cerca de quarenta AN-12 ainda estão ativos ao redor do mundo, sete deles fazem parte da frota da Cavok Air, companhia especializada em voos cargueiros e que é baseada em Kiev, capital da Ucrânia.
O quadrimotor da Antonov já passou algumas vezes pelo Brasil nos últimos anos, mas não deixa de ser um visitante único e incomum. A aeronave soviética é conhecida pelo seu marcante rastro de fumaça e também pelo som de seus motores.
O AN-12 realizou o seu primeiro voo em 1957 e dois anos depois começou a ser entregue às empresas aéreas. Ele foi produzido até 1973 e além do transporte de cargas, a aeronave já foi bastante utilizada em serviços militares na antiga União Soviética e também na China. Estima-se que mais de mil unidades do quadrimotor já foram construídas. O UR-CKM voou pela primeira vez no dia 31 de julho de 1972 e foi entregue à Aeroflot – Soviet Airlines. Antes de começar a voar na Cavok Air em 2012, ele passou por empresas aéreas na Angola, Bulgária, Guiné Equatorial e também já voou pela ONU.